TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECSTASY

Seminário: ECSTASY. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Seminário  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 3

O ecstasy é uma droga sintética, ilegal, que assumiu desde a década de 80 uma popularidade crescente entre os jovens, surgindo associada, sobretudo, a culturas juvenis urbanas, como o movimento Tecnho ou Raver´s, e a festas- maratona de dança, as rave- party´s, que podem durar dias seguidos.

Quimicamente, o ecstasy, também conhecido na gíria por pastilha, "E", Adão, Lovedove, ext, entre outras, tem como princípio ativo a metilenodioxidometanfetamina (MDMA), uma substância cuja síntese foi descoberta na primeira década do século XX. Foi usada como inibidor do apetite e como auxiliar de terapia matrimonial e de grupo, sobretudo na década de 60, já que acalmava a ira, desenvolvendo sensações de bem estar, felicidade e empatia.

O efeito desta droga deve-se à sua atuação nos neurónios cerebrais, levando à libertação de vários neurotransmissores, sobretudo, a serotonina (neurohormona que controla as emoções), regulando o domínio sensorial e motor, com efeitos também na capacidade associativa do cérebro.

Devido à libertação de serotonina e ao efeito sobre o hipotálamo, o MDMA desencadeia também alterações na temperatura corporal, podendo levar a hipertermia.

O ecstasy enquadra-se, simultaneamente, em dois grupos diferentes de drogas: os estimulantes, como as anfetaminas e a cocaína, e os alucinogéneos, como o LSD, desencadeando sensações intermédias a estes dois tipos de drogas. Pode ser encontrado sob a forma de comprimidos ou cápsulas e, raramente, como um pó ou líquido.

Os efeitos surgem cerca de 30-60m depois da administração, sendo vulgarmente descrito um aumento das perceções visual e sonora, bem como uma hipersensibilidade ao tato - levando à necessidade de contacto corporal, como abraçar - e uma sensação de bem-estar e felicidade, conjugada com hiperatividade e ausência de cansaço, factos que, adicionados a uma predisposição cerebral, induzida pelo MDMA, para movimentos corporais repetitivos, levam os indivíduos a dançar horas seguidas. A boa disposição é, no entanto, passageira, sendo vulgar a ocorrência de ressaca nos dias seguintes (até cinco), caracterizada por apatia, irritação, fadiga e depressão.

Os perigos associados ao ecstasy são vários, decorrentes de diversos fatores. Em consequência de ser fabricado facilmente em laboratórios simples, caseiros, os comprimidos têm quantidades variáveis de MDMA, surgindo este princípio ativo misturado com outras substâncias que permitem um fabrico mais barato (como por exemplo as anfetaminas), mas com maior quantidade de riscos para a saúde. O tipo de estímulo provocado depende não apenas das substâncias presentes na pastilha, mas também da sensibilidade de cada indivíduo, podendo ocorrer alucinações, descoordenação, ataques de pânico, arritmias e colapsos cardíacos, morte por choque anafilático, lesões cerebrais, insuficiências hepáticas e renais, desidratação profunda e até doença de Parkinson. Devido às sensações induzidas, os consumidores tendem a dançar horas seguidas, podendo ocorrer golpes de calor, devido à atividade física intensa e às alterações no sistema nervoso, que poderão ser fatais. A intensa sede associada à ingestão de ecstasy leva a consumos muito grandes e rápidos de água, o que pode originar inchaço cerebral e morte. O consumo associado ao de outras drogas e álcool, pode desencadear danos neurológicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com