TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EQUIPES SE TORNARAM TÃO POPULARES?

Tese: EQUIPES SE TORNARAM TÃO POPULARES?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Tese  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  1.078 Visualizações

Página 1 de 3

EQUIPES SE TORNARAM TÃO POPULARES?

Há 25 anos, quando empresas como a Gore, a Volvo e a general Foods passaram a utilizar equipes em seus processos de produção, o fato virou noticia porque era uma prática que ninguém mais adotava. Hoje acontece exatamente o contrario. É a organização que não usa equipes que chama a atenção. Hoje em dia, cerca de 80 por cento das empresas que figuram na lista das 500 maiores companhias da revista fortune, possuem mais da metade de seus funcionários trabalhando em equipes. E 68 por cento das pequenas industrias norte-americanas usam equipes em suas áreas de produção.

DIFERENÇAS ENTRE GRUPOS E EQUIPES

Um grupo de trabalho é aquele que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na sua área de responsabilidade.

Uma equipe de trabalho gera uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado. Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma daquela contribuições individuais.

TIPOS DE EQUIPES

As equipes podem realizar uma grande variedade de coisas, elas podem fazer produtos, prestar serviços, negociar acordos, coordenar projetos, oferecer aconselhamento ou tomar decisões, nesta seção vamos descrever as quatro formas mais comuns de equipes que encontramos em uma organização. Equipes de solução de problemas, equipes autogerenciadas, equipes multifuncionais e equipes virtuais.

EQUIPES DE SOLUÇÕES DE PROBLEMAS

Neste tipo de equipe, os membros trocam ideias ou oferecem sugestões sobre os processos e método de trabalho que podem ser melhorados. Raramente, entretanto, estas equipes tem autoridade para implementar unilateralmente suas sugestões,

EQUIPES DE TRABALHO AUTOGERENCIADAS

As equipes de solução de problemas estavam no caminho certo, mas não conseguiram envolver os funcionários nas decisões e processos relacionados com o trabalho.

As equipes de trabalho autogerenciadas são grupos de funcionários (geralmente entre 10 a 15 pessoas) que realizam trabalhos muito relacionados ou interdependentes e assumem muitas das responsabilidades que antes eram de seus antigos supervisores.

EQUIPES MULTIFUNCIONAIS

A Boeing criou uma equipe composta de funcionários das áreas de produção, planejamento,qualidade ferramentaria, engenharia de projeto e sistemas de informações para automatizar o programa. As equipes multifuncionais representam uma forma eficaz de permitir que pessoas de diferentes áreas de uma empresa (ou até de diferentes empresas) possam trocar informações, desenvolver novas ideias e solucionar problemas, bem como coordenar projetos complexos, evidentemente, não é fácil administrar essas equipes.

EQUIPES VIRTUAIS

Os tipos de equipes analisados até agora realizam seu trabalho face a face. As equipes virtuais usam a tecnologia de informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum. As equipes virtuais podem trazer tudo o que as outras equipes fazem, compartilhar informações, tomar decisões, realizar tarefas, podem incluir membros de uma mesma organização ou fazer a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com