TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2- CASO HOUVESSE UMA CONSULTA POPULAR PARA ALTERAR A FORMA DE REGIME DE GOVERNO NO BRASIL HOJE, COMO SE DARIA ESTA CONSULTA?EXPLIQUE.

Por:   •  12/4/2013  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 3

2- CASO HOUVESSE UMA CONSULTA POPULAR PARA ALTERAR A FORMA DE REGIME DE GOVERNO NO BRASIL HOJE, COMO SE DARIA ESTA CONSULTA?EXPLIQUE.

Vejo a democracia como os partidos discutirem no parlamento qual vai ser a pauta de votação dos próximos 4 anos e mesmo nesta a sociedade civil pode incluir itens que ache relevante, depois submeterem a população a votação da pauta, depois de definida a pauta a população ai sim o povo elege os membros do parlamento que irão votar aquela pauta de acordo com a vontade do eleitor.

Vejo a democracia obrigatoriedade de votarmos no presidente ou nos parlamentares ou em sua derivação para termos o sistema parlamentarista, ou em termos a imprensa livre ou em podermos ridicularizar os eleitos, ou ainda em sermos irresponsáveis socialmente. Este cheque em branco que damos aos parlamentares uma vez a cada 4 anos e que uma vez eleito eles podem fazer o que bem entendem cabendo a nos somente a indignação, isto não é democracia.

E não é só isso, precisamos de mecanismos democráticos para a população interferir e comandar os poderes. Hoje não temos mecanismos democráticos e fáceis para podermos atuar nos diversos serviços que são prestados pelo estado. Exemplo: interferir na delegacia do bairro por um comitê da comunidade para avaliar periodicamente se estão prestando um bom serviço, nem para termos uma auditoria independente que informe a este comitê que a delegacia esta atuando dentro dos conforme, com pontuação, comparação com parâmetros de excelência, etc., nem temos a possibilidade de demissão do delegado e mesmo dos demais policiais, caso esteja acontecendo roubos, assassinatos e outros que a equipe não consiga resolver, isto idem para a escola, para o posto de saúde, para o legislativo, para o judiciário, etc., não tem mecanismos democráticos para identificar responsabilidades e penalizar os funcionários públicos. Veja no seu quarteirão quem é o responsável por manter a rua limpa, quem você responsabiliza caso ela não Esteja limpo, idem com a policia como você responsabiliza o guarda do seu quarteirão caso ele não esteja cumprindo as suas funções (acho que nem as funções estes funcionários sabem direito).

Isto para não falar da falta de democracia econômica, onde as leis ao invés de serem de coordenação, são de restrição e proibição nos setores rentáveis. Ex. eu não posso colocar um avião no aeroporto e fazer linha Rio São Paulo, nem abrir um banco na esquina, nem montar uma Cia telefônica para atender a um grupo, ou fornecer energia elétrica para o meu bairro, e por ai vai, o exemplo mais latente é o do transporte coletivo se o cidadão compra uma Van com o seu dinheiro e presta um serviço que notoriamente é deficiente, o chamam de pirata, alternativo criam mil dificuldades, sofrem mil achaques.

A meu ver, em tudo isso que esta acontecendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com