TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Especilaidade Juridida

Artigos Científicos: Especilaidade Juridida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  3.522 Palavras (15 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 15

OFICINA DE REDAÇÃO ON LINE : TÉCNICAS BÁSICAS REDACIONAIS

PROFESSORA VALQUIRIA PALADINO

2014.1

MÓDULO 1: QUALIDADES DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: CLAREZA; CONCISÃO; ADEQUAÇÃO VOCABULAR; CORREÇÃO GRAMATICAL.

OBJETIVOS

• Promover a aquisição de habilidades e o desenvolvimento de atitudes necessárias ao bom desempenho profissional dos magistrados.

• Demonstrar que um texto pode seguir a norma culta e, ao mesmo tempo, dispensar o excesso de formalismo, apresentando clareza e concisão – características que podem ser obtidas com o uso de palavras simples, precisas e adequadas.

• Ressaltar que não se deve confundir norma culta com eruditismo, e que simplicidade não é o mesmo que vulgarismo.

ESCREVER BEM, NÃO É ESCREVER DIFÍCIL, FAZENDO USO DE VOCÁBULOS REBUSCADOS (DIFÍCEIS). ESCREVER BEM É ESCREVER DE FORMA SIMPLES, DE MODO QUE TODOS ENTENDAM O QUE ESTÁ SENDO LIDO.

TEXTO QUE EXIGE MAIS DE UMA LEITURA, NÂO É TEXTO DIFÍCIL, É TEXTO MAL ESCRITO.

Para que se estabeleça um processo de comunicação eficaz, é imprescindível que a redação do texto possua certas qualidades básicas, como CLAREZA; CONCISÃO; ADEQUAÇÃO VOCABULAR; CORREÇÃO GRAMATICAL.

A) CLAREZA: PALAVRAS SIMPLES E ORDEM DIRETA

• PALAVRAS SIMPLES, PRECISAS, ADEQUADAS/ FRASES CURTAS E DIRETAS

Em nome da CLAREZA deve-se fazer uso de palavras simples e conhecidas, pois as palavras de uso corrente são de fácil entendimento. O texto escrito com palavras conhecidas é mais transparente e legível; ao contrário, do texto que tem palavras difíceis porque se torna enfadonho. É importante o leitor entender o que o texto quer passar instantaneamente; isso faz com que ele continue a leitura até o final. Existem três tipos de palavras pouco conhecidas, a saber: técnicas, com radicais gregos e latinos e as que estão em desuso. No caso das palavras técnicas, quando não se pode evitá-las, recomenda-se incluir seu significado no próprio texto. Ex.: Indexação salarial – aumento de salário controlado por um índice determinado pelo governo -.

Devemos usar sempre as palavras no seu sentido verdadeiro, respeitar as acepções registradas em nossos dicionários. Devemos evitar o uso de palavras no sentido figurado.

Não devemos confundir SIMPLICIDADE com VULGARISMO. Palavras e expressões populares são INADEQUADAS ao texto escrito.

Deve-se evitar também o uso de orações intercaladas, porque elas alongam a frase e separam palavras que se complementam. As intercalações aceitáveis são sempre curtas e esclarecedoras. Ex.: A crise financeira internacional, que já demitiu milhares de trabalhadores em todo o mundo, perde força.

• ORDEM DIRETA: SUJEITO + VERBO + O RESTANTE

Em nome da CLAREZA, deve-se também fazer uso da ordem direta, ou seja, o sujeito deve ser colocado antes do predicado e a oração principal antes da subordinada, pois as informações mais importantes devem vir no início da frase. Opte também pela construção da voz ativa (acelera/melhora a compreensão), em vez da passiva. Assim, a ideia do texto fica mais clara. Ex.: Prefira “Governo anuncia pacote de medidas” a “Pacote de medidas é anunciado pelo Governo”.

Construir uma frase invertendo a posição natural dos termos não é “erro”, mas dificulta a leitura. Logo, se o nosso objetivo principal é a clareza da frase, é preferível o uso de frases curtas, em ordem direta ( sujeito + verbo+ o restante).

• PERÍODOS CURTOS ( E/OU FRASES CURTAS E DIRETAS)

Os períodos curtos são mais fáceis de ler e não cansam, enquanto o período longo é exaustivo e complicado. Alguns períodos, de tão longos se tornam ilegíveis. O leitor tem que reler, voltando atrás para entender a ideia do autor, o que pode fazê-lo desistir da leitura. Para os parágrafos, sugere-se um máximo de 12 linhas.

PARTE PRÁTICA

Reescreva os períodos abaixo em busca da CLAREZA:

1. A imagem da empresa ficará obnubilada caso a entrega do projeto seja mais uma vez procrastinada.

2. Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heroico o brado retumbante,

E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da Pátria nesse instante.

3. Dona Joana,

Apesar do clima de alta tensão, os operários não hesitaram em apresentar suas reivindicações para o chefe. Eles alegaram que, com exceção de uns poucos privilegiados, nós tudo vínhamos recebendo o pagamento com vários dias de atraso. Por tudo isso que foi falado, nós queremos uma reunião com o dono da empresa o quanto antes. Porque a senhora não estava mais aqui quando a gente saiu da sala do chefe, estamos deixando esse bilhete para a senhora falar com o dono e marcar a reunião da gente com o dono da empresa.

Fui.

UMA DAS POSSIBILIDADES DE RESPOSTAS

1. A imagem da empresa ficará PREJUDICADA caso a entrega do projeto seja mais uma vez ADIADA.

Comentários

A frase não apresenta nenhum erro gramatical; mas não é uma boa frase, pois não atinge o objetivo maior da comunicação devido à falta de clareza. A falta de clareza se deve à presença destas duas palavras “nada simples”: OBNUBILADA (=turvo, nublado, manchado, obscurecido, sujo, corrompido, denegrido, prejudicado) e PROCRASTINADA (=adiada. )

Comentários

2. “As margens plácidas ( calmas) do Ipiranga ouviram o brado retumbante ( o grito que ecoou forte) de um povo heroico. Nesse instante, o sol da liberdade brilhou no céu da pátria em raios fúlgidos ( com os raios luminosos)”.

Pôr os versos em ordem direta facilita mais o entendimento: “As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com