TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estigma Ao Portado De HIV/AIDS

Trabalho Escolar: Estigma Ao Portado De HIV/AIDS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 6

Relações entre estigma, discriminação e criminalização da transmissão do HIV.

Turma: 3ssn1/2013

Nayanne Santos, Roseane Cavalcante, Simone Pinto, Kleicilene Oliveira

RESUMO: Para criar comunicação e discussão entre as pessoas sobre esse tópico que afeta e interfere na saúde e integração social das pessoas que vivem com VIH/HIV o grupo efetuou a entrevista na instituição UAAT- unidade de acolhimento e assistência temporária. O Artigo aborda que como membros da comunidade, temos considerar a começar falar nesse tópico honestamente e abertamente com relação as nossas experiências, medos, preocupações sobre transmissão e também prevenção do HIV para acabar com o silêncio que existe acerca do estigma e discriminação relacionados a esse tema. Os gays geralmente já enfrentam muita discriminação na nossa comunidade por serem considerados diferentes. Discutir sobre esses temas poderá ajudar a nossa comunidade a entender melhor as dificuldades daqueles que são injustiçados por serem como são, e também ajudar a entender melhor o impacto que o estigma e discriminação relacionados ao HIV podem causar, além do medo e preocupação das pessoas em relação a transmissão do HIV.

Palavras-Chaves: HIV, Estigma, Discriminação.

INTRODUÇÃO

Discriminação relacionada ao VIH/HIV é de conscientizar a comunidade de como o estigma e a discriminação relacionada ao VIH/HIV podem afetar a habilidade de ambos, VIH/ HIV positivos e VIH/ HIV negativos, de evitar a transmissão do vírus. Afinal evitar a transmissão do vírus é responsabilidade de todos, assim como dividir a responsabilidade em caso de transmissão. Também é importante educar pessoas que são VIH/HIV negativas como lidar e reagir melhor à alguém que acabou de contar sobre seu estado com relação ao VIH/HIV. Todos são responsáveis em reduzir ou eliminar o estigma e discriminação relacionados ao VIH/HIV, e evitar usar linguagem ofensiva que possa ofender discriminar e faltar ao respeito a outras pessoas. Muitos de nós não compreendemos que estigmatizando alguém por ser portador do vírus, estamos contribuindo para criar uma barreira, fazendo com que as pessoas não contem que estão infectadas com o VIH/HIV, devido ao medo e receio da discriminação que estes estão sujeitos.

1 - FAMÍLIAS E COMUNIDADES

Hoje em dia em todas as sociedades, e talvez especialmente na maioria dos países em desenvolvimento, as famílias têm uma responsabilidade importante no que diz respeito ao cuidado dos doentes, e há claras evidências de seu papel fundamental no apoio e no cuidado às pessoas com HIV e AIDS. Lamentavelmente, no contexto da epidemia de HIV/AIDS, nem todas as respostas familiares são positivas – pelo contrário, o oposto é o mais comum. Pessoas infectadas e membros das famílias ainda sofrem estigma e discriminação dentro dos seus lares. O medo da rejeição e da estigmatização dentro de casa e da comunidade local impede que pessoas com HIV e AIDS revelem seu status sorológico aos seus familiares.

As famílias podem vir a rejeitar os seus membros soropositivos não só devido à associação do estigma ao HIV e a AIDS, mas também em virtude das conotações de homossexualidade, uso de drogas e promiscuidade que a AIDS.

2. Porque é importante falar sobre o estigma ao HIV1

Para criar comunicação e discussão entre as pessoas sobre esse tópico que afeta e interfere na saúde e integração social das pessoas que vivem com HIV.

Como membros da comunidade, temos considerar a começar falar nesse tópico honestamente e abertamente com relação as nossas experiências, medos, preocupações sobre transmissão e também prevenção do VIH/HIV para acabar com o silêncio que existe acerca do estigma e discriminação relacionados à esse tema.

Os gays (LGBT´S) geralmente já enfrentam muita discriminação na nossa comunidade por serem considerados diferentes. Discutir sobre esses temas poderá ajudar a nossa comunidade a entender melhor as dificuldades daqueles que são injustiçados por serem como são, e também ajudar a entender melhor o impacto que o estigma e discriminação relacionados ao HIV podem causar, além do medo e preocupação das pessoas em relação a transmissão do HIV.

3. O que o estigma relacionado com o HIV tem a ver com a saúde sexual e a prevenção na transmissão do HIV1

Estigmatizar uma pessoa com HIV pode trazer graves consequências a elas. Existem casos de pessoas que foram rejeitadas socialmente e sexualmente por seus parceiros, familiares e amigos. Quando na campanha de educação contra o estigma e discriminação ao HIV foi feita a pergunta: “Se você fosse rejeitado toda vez que contasse, você contaria?” .A intenção foi fazer com que as pessoas se colocassem na situação de pessoas vivendo com HIV, as quais são esperadas de revelar que são portadores do HIV. A nossa pergunta é: “Mas se fosse você que tivesse que revelar, você o faria?”

Muitos de nós não compreendemos que estigmatizando alguém por ser portador do vírus, estamos contribuindo para criar uma barreira, fazendo com que as pessoas não contem que estão infectadas com o HIV, devido ao medo e receio da discriminação que estes estão sujeitos.

4. A estigmatização e a discriminação relacionadas ao HIV/AIDS nas Escolas.

Seja entre grupos já estigmatizados e marginalizados como usuários de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com