TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimental OBSERVANDO O SUJEITO AO NÍVEL DO OPERADOR

Projeto de pesquisa: Experimental OBSERVANDO O SUJEITO AO NÍVEL DO OPERADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

EXPERIMENTO I

OBSERVAÇÃO DO SUJEITO EM NÍVEL OPERANTE

Relatório

Este relatório foi elaborado a partir de práticas laboratoriais realizadas em 23/08/2014 sábado,dentro da disciplina de Psicologia Experimental I.

Primeiramente o registro do sujeito (mensuração do nível operante) antes que ele passe por qualquer manipulação experimental.

Foi apresentado ao grupo à caixa de Skinner: Caixa de Skinner: caixa de metal com frente e tampo superior em acrílico transparente para a observação do sujeito. Possui estruturas apropriadas para os diferentes experimentos com os sujeitos: piso composto de pequenas barras metálicas que podem ser utilizadas nas praticas que envolvem aprendizado através de choques, uma lâmpada, um bebedouro e uma pequena campainha. Há um comando que coordena diferentes funções, além de um gerador de choques. Tem a função de armazenar o sujeito durante os experimentos. Foi explicado como seria a realização do procedimento e então o grupo deu inicio ao trabalho. Tiveram então seu primeiro contato com o sujeito experimental, o qual deu deram o nome de Brad Billy.

Nesse dia também foi o primeiro contato do sujeito(Brad Billy) com a caixa de Skiner. Sendo assim a função do grupo era de observar o comportamento do sujeito (Brad Billy) em relação à caixa de Skinner e seu comportamento com relação à barra.

O tempo foi cronometrado em 15 minutos e a cada minuto o comportamento do sujeito tanto em relação à caixa, quanto em relação à barra, eram observados e anotados. Ao término dos 15 minutos o sujeito foi retirado da caixa de Skinner, e colocado na caixa de transporte, para ser levado novamente, esse experimento de observação do sujeito foi feito em sala especifica sem nenhum estimulo exterior, para que pudéssemos verificar o comportamento do sujeito em seu primeiro contato com a caixa de Skiner.

Por fim, ficou a cargo de o grupo desenvolver dois (2) gráficos que relatassem as mudanças de comportamento do sujeito dentro da caixa.

Segue abaixo figura 1.1, modelo da caixa de Skiner

Figura 1.1

Registro do Nível Operante em Relação à Barra

Min. Respostas NR FA

1 CB, LB 2 2

2 0 2

3 CB 1 3

4 LB,CB 2 5

5 0 5

6 0 5

7 0 5

8 0 5

9 0 5

10 0 5

11 0 5

12 0 5

13 Ap,,CB 2 7

14 0 7

15 0 7

Legenda:

CB – Cheirou a barra

LB – Lambeu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com