TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Que Interferem No Desenvolvimento Humano

Exames: Fatores Que Interferem No Desenvolvimento Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 3

Observação da turma de 1º ano: Ao observar uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental pude constatar que a professora incentiva e procura desenvolver com os alunos prática de leitura em sala de aula de forma prazerosa, que realmente prenda a atenção da criança, inclusive levando está prática para fora da sala de aula, estendendo uma atividade semanal para casa onde o aluno leva algo para ser lido em família.

A professora procura variar os textos conforme o conteúdo ou data comemorativa do mês, mas os mais trabalhados são textos de onde se tira informações e “lições de vida.

A atividade de escrita aconteceu em forma de palavras cruzadas, carta enigmática, jogo com letras, sílabas e palavras, elas aprendem a ler e a escrever na realização de atividades que envolvam as letras, a partir daí elas vão descobrindo que pode ser criado novas palavras, frases e textos. Na sala de aula a professora usa cartilha como apoio, é um recurso a mais que o aluno dispõe para desenvolver sua escrita e leitura.

Na sala de aula visitada encontrei um ambiente alfabetizador, de fato pois a professora disponibiliza ao aluno um contato real com letras, números, jogos onde a criança consegue criar, montar situações de aprendizagem na leitura e escrita, a sala de aula também está decorada de maneira atraente sem poluir a visão.

A professora da sala observada alfabetiza letrando, pois procura fazer com que ao se alfabetizarem encontrem na leitura prazer e conhecimento e desta forma aperfeiçoa a escrita de maneira prática e divertida.

Observação com a turma de 5º ano: Nesta turma de 5º ano a professora trabalha a leitura e a escrita fazendo uso de livros, artigos para leitura e incentiva os alunos a reproduzirem o que leram, dando sua opinião no final, trabalham ainda a produção de textos partindo de visitas a determinados locais e observações, os alunos também se utilizam de textos atuais de conhecimentos gerais.

A professora ensina a Língua Portuguesa na perspectiva na perspectiva do letramento, pois leva os alunos a sentirem-se parte do contexto lido, emocionar-se com a leitura e de aprender através de livros, jornais e outros meios.

Dentro das atividades desenvolvidas a professora inclui a gramática de forma globalizada, dentro dos textos o que na minha opinião torna o trabalho leve e o aprendizado prazeroso, interessante; bem como todo o trabalho da professora observada.

A professora se utiliza basicamente da linguagem como uma forma de interação, ela se utiliza de metodologias que permitem ao aluno melhorar sua expressão de pensamento, sentindo-se parte do contexto; lendo e emocionando-se com a leitura, tendo sede de aprender através de livros, jornais e outros meios de comunicação.

Na sala desta turma há um cantinho cultural com revistas, jornais, livros de literatura, didáticos e dicionários; tem jogos, fantoches e roupas de teatro, nas paredes da sala existem murais com trabalhos e produção de textos expostos, é uma sala de aula que oferece condições para o aluno desenvolver o melhor possível.

Com base nas unidades dos módulos Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa, conclui-se que atividades de letramento fazem a criança sentir-se parte do contexto, ela emociona-se com a leitura e tem sede de aprender através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com