TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feiticeiro da física - freio eletromagnético

Seminário: Feiticeiro da física - freio eletromagnético. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

Passo 1 (Equipe)

Assistir o vídeo indicado abaixo denominado “Mago da Física - Freio Eletromagnético (Leis de Faraday e Lenz)”, que aborda de forma criativa os conceitos a serem reafirmados nesse passo. Sites sugeridos para pesquisa

• Mago da Física – Freio Eletromagnético. Ano 2009. Disponível em . Acesso em: 02 nov. 2011.

Passo 2 (Equipe)

Fazer um resumo sobre o princípio físico apresentado através deste experimento conduzido no vídeo. Este resumo será utilizado no passo 4, portanto o padrão do resumo deverá seguir os critérios e formatação da ABNT.

RESUMO:

Para realizar este experimento precisaremos de um tubo oco de acrílico, um tubo oco de cobre, um imã cilíndrico e um cilindro de ferro não ima de mesma massa. Pegamos o tubo de acrílico e soltamos por dentro para que possamos ver o tempo de queda dos dois cilindros de mesma massa e notamos que a queda de ambos foram igual, em seguida pegamos o tudo de cobre e fizemos o mesmo experimento e notamos que o cilindro metálico de imã demorou mais tempo para que viesse a passar pelo tubo de cobre.

Nesse experimento pode ser ter uma dimensão de como as leis de Farady e Lenz contribuíram para grandes invenções de grande importância para a sociedade moderna e com as faltas de equipamentos modernos e, mesmo de maneira rudimentares conseguiram fazer varias experiências e obter de forma solida os conhecimentos modernos.

2. Descrição

A lei de Faraday-Neumann-Lenz, ou lei da indução eletromagnética, é uma lei da física que quantifica a indução eletromagnética, que é o efeito da produção de corrente elétrica em um circuito colocado sob efeito de um campo magnético variável ou por um circuito em movimento em um campo magnético constante. É à base do funcionamento dos alternadores, dínamos e transformadores.

Lei de Lenz: Segundo a lei de Lenz, o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Havendo diminuição do fluxo magnético, a corrente criada gerará um campo magnético de mesmo sentido do fluxo magnético da fonte. Havendo aumento, a corrente criada gerará um campo magnético oposto ao sentido do fluxo magnético da fonte.

3. Conclusão

Sentido de fluxo do induzido tubo de cobre

Sentido de introdução do imã “indutor”

Podemos considera como impacto nesta diminuição de velocidade referente ao (cubo imã) o efeito eletromagnético obtido através desta incisão. Ao passar pelo tubo de cobre o imã gera um campo magnético, logo com pólos diferentes Norte e Sul gerando linhas de fluxo entrando e saindo das extremidades, conforme ilustrado abaixo:

Como o imã nesta ocasião reproduz um indutor e o induzido o tubo de cobre o fluxo induzido tem o sentido oposto ao indutor imã, logo concluímos que temos também uma força Peso exercendo sobre o imã fazendo com que o imã possa chegar à outra extremidade.

Assim tanto para o tubo de plástico e para o cubo de aço não gera magnetismo por tanto não temos linhas de fluxo exercendo nos sentidos, sendo assim ele não perde velocidade.

Após ter obtido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com