TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freio Eletromagnético (Leis De Faraday E Lenz)

Ensaios: Freio Eletromagnético (Leis De Faraday E Lenz). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Mago da Física - Freio Eletromagnético (Leis de Faraday e Lenz) – Resumo (passos 1 e 2).

1.1 Introdução teórica

As leis de Faraday e Lenz ou leis de indução magnética dizem que quando um circuito é submetido a um campo magnético variável, produz uma corrente elétrica que por sua vez gera um campo magnético contrário ao campo original.

De acordo com os estudos de Michael Faraday, a variação do fluxo magnético próximo a um condutor cria uma diferença de potencial induzida nesse mesmo condutor, tal a gerar uma corrente - denominada corrente induzida - que cria um fluxo magnético oposto à variação do fluxo inicial. Não havendo variação do fluxo magnético, não há a ocorrência de uma corrente induzida.

Segundo a lei de Lenz, o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Havendo diminuição do fluxo magnético, a corrente criada gerará um campo magnético de mesmo sentido do fluxo magnético da fonte. Havendo aumento, a corrente criada gerará um campo magnético oposto ao sentido do fluxo magnético da fonte.

1.2 Experimento

O experimento consiste na análise do tempo de queda de dois corpos metálicos de mesmo tamanho e peso, porém um destes materiais possui propriedades magnéticas e o outro não.

Primeiro abandona-se os elementos para caírem dentro de um tubo de plástico. Os elementos, tanto o magnético como o outro, têm o mesmo tempo de queda.

Faz se então o mesmo ensaio utilizando-se um tubo de cobre (material não ferro-magnético), porém neste experimento observa-se que o material com propriedades magnéticas tem um tempo de queda muito maior do que o outro elemento e cai com velocidade constante.

O experimento está disponível no link:

http://www.youtube.com/watch?v=s5Jx8_905KY

1.3 Conclusão

No segundo ensaio, com o tubo de cobre, o elemento com propriedades magnéticas ao cair produziu no tubo de cobre uma corrente elétrica induzida. O fato de o elemento estar caindo faz com que o campo magnético varie conforme o elemento cai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com