TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisolofia

Pesquisas Acadêmicas: Fisolofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 5

1) ) Podemos perceber que nos dias de hoje, em pleno século XXI, compreendemos muita coisa analisando os acontecimentos históricos. Um ponto importantíssimo é sabermos que a base da nossa sociedade continua a mesma, fundada nas categorias já discutidas (propriedade privada, divisão de classes sociais, trabalho assalariado, lucro, etc.) mudando somente a conjuntura dos fenômenos e a forma de resolvê-los. Para isso, torna-se importante discutir o surgimento da sociologia como ciência responsável por analisar essa sociedade. Estabeleça a relação entre o surgimento da sociedade capitalista e o início da sociologia como ciência.

O triunfo da indústria capitalista foi pouco a pouco concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas sob o controle de um grupo social, convertendo grandes massas camponesas em trabalhadores industriais. Neste momento, se consolida a sociedade capitalista, que divide de modo central a sociedade entre burgueses donos dos meios de produção e proletários possuidores apenas de sua força de trabalho. Há paralelamente um aumento do funcionalismo do Estado que representa um aumento da burocratização de suas funções e que está ligado majoritariamente aos estratos médios da população.

Não demorou para que as manifestações de revolta dos trabalhadores se iniciassem. Máquinas foram destruídas, atos de sabotagem e exploração de algumas oficinas, roubos e crimes, evoluindo para a criação de associações livres, formação de sindicatos e movimentos revolucionários.

O surgimento da sociologia prende-se em parte aos desenvolvimentos oriundos da Revolução Industrial, pelas novas condições de existência por ela criada. Mas uma outra circunstância concorreria também para a sua formação. Trata-se das modificações que vinham ocorrendo nas formas de pensamento, originadas pelo Iluminismo. As transformações econômicas, que se achavam em curso no ocidente europeu desde o século XVI, não poderiam deixar de provocar modificações na forma de conhecer a natureza e a cultura.

Ao contrário das explicações filosóficas das relações sociais, as explicações da sociologia não partem simplesmente da especulação de gabinete, baseada, quando muito, na observação causal de alguns fatos. Muitos dos teóricos que almejavam conferir à sociologia o estatuto de ciência buscaram nas ciências naturais as bases de sua metodologia já mais avançada e as discussões epistemológicas já mais desenvolvidas. Dessa forma, foram empregados métodos estatísticos, a observação empírica e um ceticismo metodológico a fim de extirpar os elementos "incontroláveis" e "dóxicos" recorrentes numa ciência ainda muito nova e dada a grandes elucubrações. Uma das primeiras e grandes preocupações para com a sociologia foi eliminar juízos de valor feitos em seu nome. Diferentemente da ética, que visa discernir entre bem e mal, a ciência se presta à explicação e à compreensão dos fenômenos, sejam estes naturais ou sociais.

Como ciência, a sociologia tem de obedecer aos mesmos princípios gerais válidos para todos os ramos de conhecimento científico, apesar das peculiaridades não só dos fenômenos sociais quando comparados com os fenômenos de natureza, mas também, conseqüentemente, da abordagem científica da sociedade. Tais peculiaridades, no entanto, foram e continuam sendo o foco de muitas discussões, ora tentando aproximar as ciências, ora as afastando e, até mesmo, negando às humanas tal estatuto com base na inviabilidade de qualquer controle dos dados tipicamente humanos, considerados esse ponto de vista imprevisíveis e impassíveis de uma análise objetiva.

3) A palavra “cultura” tem para o senso comum o significado de um acúmulo de conhecimento, de saber. É culto o indivíduo que sabe as coisas. Ter cultura é ter conhecimentos acumulado. É comum a afirmação de que “fulano” é um homem culto, no sentido de ter cultura; ou de que os moradores da roça são pessoas sem cultura; ou de que os índios apresentam uma cultura inferior à dos brancos. Todas essas afirmativas são falsas, segundo Battini em Sociedade e Cultura, pois a cultura não pode ser definida por uma única visão.

R: Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com