TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gesell

Trabalho Escolar: Gesell. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 2

Psicólogo e médico, Arnold Gesell nasceu a 21 de junho de 1880, em Alma, Wisconsin, EUA. Licenciou-se em Psicologia pela Universidade de Wisconsin em 1903 e defendeu a sua tese de doutoramento três anos mais tarde. Esteve durante dois anos como professor de Psicologia na Los Angeles Normal School, transitando posteriormente para a Universidade de Yale como professor assistente de Educação. Pouco tempo depois fundou a Yale Psycho - Clinic, e, a partir de 1911, ajudou a criar a Clínica de Yale para o Desenvolvimento da Criança. Mais tarde, Gesell matriculou-se na Faculdade de Medicina de Yale, tendo-se licenciado em 1915 e sido convidado para professor de Higiene Infantil na Escola Médica.

Para Gesell o desenvolvimento é como um processo contínuo que tem uma evolução constante e que, começando na conceição, atravessa diversas etapas que têm uma sequência ordenada, imutável, representando cada uma destas etapas um nível de maturidade no ciclo do desenvolvimento. A criança evolui, então, no sentido de aquisição da maturidade.

Ao descrever os 24 estádios da evolução do desenvolvimento, Gesell usa os conceitos de traço de maturidade e perfil de comportamento de um estádio, e associa-os por forma a fornecer uma descrição ao mesmo tempo analítica e sintética do seu conteúdo, ficando assim definidos os estádios gerais da personalidade. Se, por um lado, o perfil do estádio nos dá uma visão sintética do total dos comportamentos da criança, característico desse estádio, e que corresponde a esboços da personalidade, por outro lado, os traços de maturidade fornecem uma descrição analítica das componentes do comportamento específico do estádio, abrangendo quatro dimensões que Gesell diferenciou no comportamento total: comportamento motor, comportamento de adaptação, comportamento verbal e comportamento pessoal e social.

Sintetizando a abordagem teórica que Gesell faz do desenvolvimento, saliente-se que o autor considera que este, embora seja contínuo, não é um processo regular, evidenciando oscilações resultantes de desequilíbrios e equilíbrios relativos, de repetições e retornos, sob a forma de ciclos e subciclos em sequências ritmadas.

Gesell devotou toda a sua vida ao trabalho de pesquisa e morreu a 29 de maio de 1961 em New Haven, Connecticut.

Obras principais de Gesell:

1912, The normal child primary education

1930, Guidance of mental growth in infant and child

1940, The first five years of life

1945, How a baby grows

1952, Infant development

1977, A criança dos 5 aos 10 anos

1978, O jovem dos 10 aos 16 anos

1979, A criança dos 0 aos 5 anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com