TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar Gesell Teoria da Maturação

Por:   •  27/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Aluno (a): Daniel Weverton Gomes da Silva

Matrícula: F035468                  Turma: EF1A20                       Campus: Norte

  1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE

TÍTULO: Teoria maturacional segundo Gesell

DATA: 11/03/2019

LOCAL: São Paulo/SP – Vila Carmosina, R. São João das Duas Barras, N° 07

CARGA HORÁRIA: 5 horas

OBJETIVOS:

 

         O objetivo do trabalho é entendermos que o desenvolvimento e o crescimento de um bebê ou de uma criança seguem um cronograma pré-determinado. Utilizando a teoria de maturacional de Gesell.

  1. ANÁLISE

             Para Gesell não tem importância as diferenças individuais entre crianças e vem realçando a importância dá maturação, mas para ele a maturação segue um cronograma herdado em que as habilidades e capacidades emergem uma sequência pré-determinada. Gesell acredita que, devido ao fato de o bebê e a criança estarem sujeitos a forças do crescimento previsíveis, os padrões dos comportamentos resultantes não são frutos do acaso. Esses padrões são, em seu ponto de vista, produtos finais previsíveis de um processo de desenvolvimento total que funciona em uma sequência específica. A teoria de Gesell abrange o desenvolvimento em várias etapas, envolvendo as quatro dimensões do desenvolvimento (motora, social, afetiva e cognitiva), porém privilegia o desenvolvimento físico.

             Com a pesquisa realizada e com as aulas tidas até o momento de Aprendizado e Desenvolvimento Motor, acredito que tenha alguns equívocos  na  teoria  de  Gesell, pois a criança pode ser influenciada pelo meio em que vive, mais do que sua disposição genética, uma criança  que passa mais tempo com os pais com certo gral de atenção pode obter maiores  desenvolvimentos sociais e pessoais em uma escala mais rápida que outra criança que não tenha muito acompanhamento. Porém podem ser abordados aspectos da teoria que são indiscutíveis diante os olhos da ciência, como por exemplo os aspectos motores de uma criança, visto que é uma regra padrão para todos os recém nascidos, visto que muitos movimentos reflexos são de caráter adaptativo ao ambiente em que fomos sujeitados conforme a evolução da espécie humana em milhões de anos.

         

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

           Por mais que eu não concorde com algumas informações e, á muitas coisas interessantes a serem exploradas em sua teoria, como por exemplos movimentos reflexos e capacidade cognitiva da criança em diferentes idades diferentes. Logo é possível concluir que a pesquisa foi de grande importância para que a compreensão do que foi dito em sala seja mais aprofundada.

            A nível pessoal, senti-me bastante satisfeito apesar da teoria não abranger até o desenvolvimento adulto, limitando a pesquisa até os 6 anos de idade do indivíduo. A experiência e sabedoria do professor orientador Mário Luiz Miranda permitiu descobrir por mim próprio o que se tratava cada particularidades da teoria de Gesell. Assim, considera-se que houve desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades cognitivas da disciplina, tendo maior entendimento do conteúdo abordado. Concluísse que a Teoria de Gesell mostrou-se uma excelente oportunidade de aprendizagem ao favorecer a aquisição e desenvolvimento de novos conhecimentos e práticas profissionais, pessoais e sociais. Considero que, após essa análise crítica da teoria, cresci como pessoa e como profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com