TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanismo

Projeto de pesquisa: Humanismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 9

Humanismo

É a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância, ou seja, é o movimento que coloca o humano no centro das reflexões e discussões. O foco é na pessoa. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por romper com a tradição teocêntrica, com o sobrenatural ou uma autoridade superior.

O humanismo na Psicologia vai surgir como um contra ponto às teorias do Behaviorismo e Psicanálise, pois essas duas abordagens seriam limitadas no sentido de abranger a totalidade humana. A psicologia humanista teve sua origem nos anos 50, e sua importância aumentou significativamente nas décadas 60 e 70. Para a Psicologia humanista o ser humano tem que ser percebido como totalidade em movimento. A proposta do humanismo dentro da Psicologia é justamente olhar o homem como um todo. Essa foi a contribuição mais importante do humanismo na Psicologia. Vale ressaltar que não é tirada a importância dessas duas abordagens, mas uma mudança de proposta seria fundamental para entender o humano na sua totalidade e dinamismo. A Psicologia humanista busca um sentido para o comportamento humano, não é suficiente apenas saber o “porquê” de determinado fenômeno, mas saber qual o seu sentido e o que pode ser feito a partir dele. É um olhar no presente do indivíduo não mais o prendendo ao passado. Lógico que sem negar o passado do sujeito que constituiu o seu presente.

Humanismo e Psicologia

Sendo um ramo da psicologia e mais concretamente da psicoterapia, a psicologia humanista surgiu como uma reação à análise exclusivamente feita ao comportamento. É considerada como uma abordagem adicional, juntamente com a terapia comportamental e psicanálise.

Tendo como base o humanismo, a fenomenologia, a autonomia funcional e o existencialismo, a psicologia humanista ensina que o ser humano possui no seu interior um potencial de auto realização. A psicologia humanista não tem como propósito fazer uma revisão ou adaptação de conceitos psicológicos já estabelecidos.

Fenomenologia

Origina-se do grego, composta por duas partes: FENÔMENO: Aquilo que se mostra, que aparece a nós. Aparece a nós primeiramente pelos sentidos. LOGIA: Capacidade de Refletir, um discurso esclarecedor

A Fenomenologia resultou da inspiração dos filósofos gregos pré-socráticos VI a.C; Homem, Natureza e Mundo são interdependes, se correlacionam em uma "teia tecida pela vida”. A experiência é única para o homem. O mundo o afeta e ele afeta o mundo; Pensar não é somente razão, mas um refletir sobre o mundo sensível...

"É um constante desvelamento entre o Manifesto e o Não Manifesto” (Muchail In Martins, p. 11, 1984)

"Tu não podes descer duas vezes o mesmo rio, porque novas águas correm sobre ti” (Heraclíto, frag. 12.91)

A Fenomenologia se originou na Alemanha no final do século XIX e início do XX, se desenvolvendo tanto na Alemanha como na França. É uma escola filosófica que tem como fundador e principal mestre, Edmund Husserl.

A concepção de fenomenologia que utilizamos hoje foi criada pelo filosofo Edmund Husserl, que foi matemático e buscou a psicologia para ajudá-lo a responder o que é o número e o que constitui? Descobriu que a psicologia não responderia as suas questões porque a psicologia era um campo vasto, novo, impactante, mas que estava com dificuldades de fundamentar a si mesma como ciência. Da psicologia, Husserl descobre um conceito central importante para a filosofia fenomenológica, que é o conceito da intencionalidade da consciência”.

Toda consciência é voltada para alguma coisa, mas nem sempre podemos abarcá-la completamente. Assim a fenomenologia tem como tarefa desvendar os fenômenos implícitos nas relações intencionais que o homem vive no seu cotidiano com os outros.

Resumidamente a fenomenologia é uma atitude de reflexão do fenômeno que se mostra para nós, na relação que estabelecemos com os outros, no mundo.

Pode ser considerada uma abordagem filosófica e epistemológica (estudo do conhecimento). Fenomenologia (do grego phainesthai - aquilo que se apresenta ou que se mostra - e logos - explicação, estudo) afirma a importância dos fenômenos da consciência, os quais devem ser estudados em si mesmos – tudo que podemos saber do mundo resume-se a esses fenômenos, a esses objetos ideais que existem na mente, cada um designado por uma palavra que representa a sua essência, sua "significação". Tomemos, então, fenomenologia como reflexão sobre um fenômeno ou sobre aquilo que se mostra. Não somente aquilo que aparece ou parece.

Em suma, a Fenomenologia proposta por Husserl (1907-1958) consiste em assumir que só é possível chegar ao fenômeno indo a ele ao modo como ele se apresenta e não em tomar como ponto de partida sistemas de verdades com suas premissas ou hipóteses. Parte-se da redução fenomenológica como forma de não permitir o deslocamento e, assim fazer do conhecimento um dado evidente em si mesmo.

A Grande Questão da Fenomenologia

Toda nossa relação com o mundo não teria razão se não começasse pela percepção, ou seja, pelos sentidos. Nós é que buscamos o sentido daquilo que se mostra, cabe nos refletir: como se mostra, o que é o ser humano e como conhecê-lo?

Pergunta feita pelo filósofo alemão Edmund Husserl (1859-1938)

Existencialismo

Existencialismo é uma corrente filosófica e literária que destaca a liberdade individual, a responsabilidade e a subjetividade. O existencialismo considera cada homem com um ser único que é mestre dos seus atos e do seu destino.

Todo o seu empenho está em pensar o indivíduo concreto, a partir de sua existência cotidiana, desprovida de qualquer relevo especial. O único filósofo que aceita a palavra existencialismo para designar a sua própria doutrina é Jean Paul Sartre; o homem é aquilo que se projeta ser e não existe antes desse projeto; ele define este conceito em uma frase: “A essência precede a existência”. O que importa primeiramente é que ele surge no mundo e só depois se define. A opção por este ou aquele projeto está vinculada a essa valorização, que faz da consciência reflexiva uma consciência moral; uma vez que para valorizar, reflito e julgo. O valor é a própria expressão da liberdade. Sartre denomina “projeto original” à escolha que o indivíduo faz sobre si próprio. Esse é uma matriz dos demais projetos, determina as ações, sentimentos, etc. de cada um. É preciso deixar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com