TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligencia

Casos: Inteligencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  2.711 Palavras (11 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 11

Inteligência

Este trabalho consiste em explicar o que se entende por Inteligência em Psicologia, no que ela consiste, qual a sua importância para os Psicólogos e quais os tipos de Inteligência que existem.

Introdução:

Nascemos ou nos tornamos Inteligentes?

É comum ou mesmo natural ouvirmos expressões como: “Fulano é inteligente” ou “Beltrano não é inteligente”. Sabe Por quê? Quem faz estes tipos de observações constatam uma realidade observada pelo fato de fulano ser bem sucedido nos negócios, ter boas notas na escola, facilidade de falar em público e coisas semelhantes.

Assim, podemos observar que o conceito de Inteligência não é algo muito claro e parece significar muitas coisas diferentes para a maioria das pessoas. Ou, leva a crer que a inteligência seja uma característica do tipo “tudo ou nada”.

Mas, isto são concepções populares, e qual é então o conceito dos Psicólogos acerca da Inteligência?

O Que é Inteligência?

Para os Psicólogos a Inteligência não é uma questão de tudo ou nada, mas uma qualidade que todo mundo possui, em maior ou menor grau e, portanto pode ser mensurável.

A Inteligência é definida como a capacidade de resolver problemas novos, a capacidade de aprender e a capacidade de pensar abstratamente, segundo Freeman. Para Freeman a inteligência se divide nestes três grupos de definições.

O Primeiro: Capacidade de resolver problemas novos – classifica como pessoa mais inteligente aquela que facilmente consegue mudar seu comportamento em função das exigências da situação, ou encontrar novas maneiras de enfrentar as mesmas.

O Segundo: Capacidade de Aprender – Considera o individuo mais inteligente aquele que aprende mais e mais depressa.

O Terceiro: Capacidade de Pensar abstratamente – Postula que o individuo mais inteligente é aquele capaz de utilizar adequadamente conceitos e símbolos nas mais variadas situações, principalmente símbolos verbais e numéricos.

Porém, estes três grupos são aspectos de um mesmo processo.

E utilizando do mesmo conceito de Freeman pode classificar muitos comportamentos animais como inteligentes. Como exemplos pode se ressaltar a construção de ninhos pelos pássaros, a construção de diques pelos castores e a conduta de alguns macacos ou cães que são considerados como comportamentos inteligentes.

A mensuração da inteligência e os Testes de QI

Devido a esta qualidade complexa denominada Inteligência e o fato de todas as pessoas possuírem em algum grau, ela não apenas foi como é um tema bastante estudado principalmente pelos Psicólogos que através de pesquisas desenvolveram variados instrumentos capazes de medir a Inteligência.

Assim, para os Psicólogos a Inteligência é uma qualidade passível de mensuração.

E par medi-la foram criados testes de Inteligência que são instrumentos capazes de detectar diferenças reais entre e indivíduos e também predizer desempenho futuro numa determinada área e por isso eles são usados na seleção de pessoas e orientação vocacional.

Os primeiros Psicólogos a resolverem o problema da mensuração da inteligência foram os franceses Binet e Simon. No ano de 1904, Binet e Simon foram encarregados pelo governo francês para resolver o problema de baixo rendimento escolar e dos números de reprovações nas escolas primarias.

Então, eles passaram a analisar dados característicos dos alunos dessas classes e Binet se perguntou: “Ö que fazem os sujeitos brilhantes que a média não consegue fazer?” e para responder essa questão eles desenvolveram uma variedade de tarefas que enfatizavam diferentes fatores como julgamento, compreensão, raciocínio, atenção, memoria e outros.

A partir daí, mais pesquisas, estudos e testes foram sendo desenvolvidos na busca de medir a inteligência e resolver questões ligadas a elas como o retardamento mental, etc.

E o teste mais famoso é a de Termann, da Universidade de Stanford, chamada de Stanford-Binet. E foi Termann quem usou pela primeira vez o conceito de “quociente intelectual” (QI), atribuído ao psicólogo alemão Willian Stern.

O termo QI (Quociente de Inteligência) é responsável por definir se uma pessoa é ou não inteligente, e medir então o grau de inteligência, assim o QI está associado a rótulos como: superdotado ou retardado.

O teste Stanford-Binet embora aceito e usado em muitos países recebe criticas de muitos psicólogos que acreditam na existência de muitas dimensões de inteligência.

Mas, esse entendimento tem se modificado, visto que o entendimento acerca de inteligência hoje, é que existe diferentes tipos de inteligências, interesses e aptidões pessoais.

Dessa forma, podemos definir que toda pessoa normal, que não tenha nenhum tipo de deficiência física mental é inteligente e pode sim se desenvolver e aprender como qualquer outra. Apenas em graus diferentes e em áreas diferentes uma das outras.

Tipos de Testes e a Teoria das Inteligências Múltiplas de Garden

O teste Stanford-Binet – Teste de QI, que tem como finalidade expressar a inteligência em termos quantitativos e classificar o tipo de inteligência de cada pessoa. Porem, e eficaz apenas em crianças.

O teste de Wechsler – Teste de QI de desvio, desenvolvido para medir a inteligência de adultos que se mostrou mais eficaz do que Stanford-Binet embora, esse seja uma adptaçao do mesmo.

No entanto, estes testes eram individuais e segundo a necessidade foram criados outros testes que pudessem ser aplicado coletivamente.

Com a formulação de Teste também se enfatizaram algumas denominações em termos de inteligência, como:

Indivíduos Excepcionais: aquele que se localiza em uma das extremidades da distribuição normal, isto é superdotado ou retardado.

Retardados Mentais: é a expressão que designa o desempenho intelectual inferior e se caracteriza por comportamento adaptativo ineficiente.

Superdotados: às vezes chamados de gênios, são os que possuem os níveis mais elevados de capacidade intelectual e que constituem o percentual de 3% superiores da população.

Durante grande parte dos séculos 19 e 20, a inteligência era algo que podia ser facilmente medido, determinado e comparado através de testes, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com