TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligencia

Dissertações: Inteligencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  3.997 Visualizações

Página 1 de 4

INTELIGÊNCIA

1. O que é inteligência para o senso comum e para a ciência?

A inteligência é a solução de um problema novo para o indivíduo, é a coordenação dos meios para atingir um verto fim, que não é acessível de maneira imediata; enquanto o pensamento é a inteligência interiorizada e se apoiando não mais sobre a ação direta, mas sobre um simbolismo, sobre a evocação simbólica pela linguagem, pelas imagens mentais etc.

2. Quais as duas abordagens de inteligência que o texto apresenta? Quais as principais diferenças entre elas?

O texto relata sobre a inteligência das crianças de classe baixa e alta. As diferencias entre elas é por que as crianças da classe mais baixa não têm as mesmas oportunidades de estudos que os outros. Por isso que elas ficam um pouco atrasadas.

3. O que é quociente intelectual?

Este quociente é obtido relacionando a idade da criança com o seu desempenho no teste, ou seja, verifica-se se ela está no nível de desenvolvimento intelectual considerado normal para sua idade.

4. O quociente intelectual pode-se modificar no decorrer da vida do indivíduo? Explique sua resposta.

Sim, pode-se dizer que o quociente intelectual pode se modificar, dependendo do desenvolvimento do indivíduo, pode ser para melhor ou para pior, basta estimular o seu desenvolvimento.

5. Quais são os três questionamentos feitos aos testes, a partir de sua utilização prática?

a) O que se viu na prática é que estavam medindo fatores parecidos ou completamente diferentes. Alguns testes avaliavam, fundamentalmente, o aspecto ou fator verbal, enquanto outros, o fator percepção espacial. Assim, um mesmo indivíduo poderia ter um alto quociente intelectual aqui e um baixo ali.

b) A rotulação ou classificação das crianças. Avaliadas pelos testes de inteligências e classificadas como deficientes, normais ou superdotadas, as crianças eram fechadas dentro destas classificações, os pais e professores passavam a agir em função das expectativas que as classificações geravam, e a criança era induzida a corresponder às expectativas, comportando-se de acordo com o novo papel imposto.

c) Eram construídos em função de fatores valorizados pela sociedade, ou seja, fatores que os grupos dominantes apresentavam e que eram considerados como desejáveis.

6. Como a inteligência é vista, na abordagem integradora do homem?

Nessa abordagem o indivíduo é visto na sua globalidade, a criança que apresenta dificuldades de verbalizar, de resolver problemas, ou de aprender o que lhe é ensinado deve ser compreendida, não como uma criança deficiente intelectual ou pouco inteligente, mas como uma criança que, provavelmente, vive, naquele momento, dificuldades psicológicas, conflitos relacionados ao seu desenvolvimento, sendo um de seus sintomas um rebaixamento da produção intelectual.

7. Como os testes são vistos e utilizados nessa abordagem?

Os testes passam a ser instrumentos auxiliares na identificação de dificuldades, as quais são encaradas como sintomas de conflitos; tornam-se instrumentos para iniciar um trabalho de recuperação, e não instrumentos para finalizar um trabalho de classificação. Além disso, nesta abordagem, os testes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com