TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Java Vs Net

Artigo: Java Vs Net. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 6

Em julho de 2000 fui ao PDC – Professional Developers Conference, o principal evento da Microsoft voltado a desenvolvedores de software. Este PDC teve uma característica inusitada: a agenda definitiva foi divulgada apenas no dia de abertura. Isto é estranho, pois a divulgação antecipada dos conteúdos das palestras é um importante fator para atrair interessados. Mesmo assim, milhares de pessoas foram a este evento “secreto”.

Durante o congresso foram apresentados os detalhes de uma nova plataforma chamada “Microsoft.NET” sobre a qual seriam desenvolvidos novos programas capazes de aproveitar todo o potencial da Internet. Além disso, saímos de lá com um jogo de CDs contendo uma versão “alfa” tanto da plataforma como do Visual Studio.NET, a principal ferramenta de desenvolvimento. Apesar da recepção meio morna por parte da imprensa especializada americana, eu gostei muito do que ouvi. Posso afirmar que dentre a mais de uma dúzia de eventos semelhantes aos quais participei, tanto da Microsoft como de outras empresas, este foi o que mais me impressionou pelo conteúdo técnico e quantidade de novidades. Chegando no Brasil, não só passei a estudar a nova arquitetura como bradei aos quatro ventos como eram boas as novas. Continuo a fazer ambos até hoje.

Talvez até por ser um “crente de primeiro dia”, a Microsoft me agraciou com o título de “MSDN Regional Director” ou “RD”. Um RD é um profissional de fora da Microsoft que funciona como ligação entre a empresa e a comunidade de desenvolvedores. Uma das responsabilidades dos RDs é escrever regularmente uma coluna sobre a nova plataforma, o que me fez escrever este artigo.

Esta é a primeira de uma série de colunas que escreverei neste espaço, sempre centradas na linguagem C# (lê-se “ce sharp”), uma nova linguagem de programação especialmente criada para a plataforma .NET.

Microsoft.NET

Será que realmente precisamos de uma nova linguagem? A resposta é sim, se quisermos aproveitar as novas oportunidades surgidas com a Internet.

Por um lado, a plataforma .NET permite o desenvolvimento de aplicativos muito semelhantes aos que desenvolvemos hoje. No caso aplicativos para rodar em servidores Web, criando páginas HTML, o ASP.NET traz grandes ganhos de produtividade, que por si só justificam a adoção da nova plataforma.

Por outro lado, o .NET foi bolado para você desenvolver uma nova geração de software, algo que está apenas surgindo agora. Esta nova geração de software traz as seguintes características principais:

• Simplifica o uso da informática, principalmente para a população em geral que não vive de informática e sim em outras atividades;

• Visa permitir o acesso a dados e aplicativos em qualquer lugar, qualquer hora e qualquer tipo de dispositivo;

• Usa a Internet como plataforma e não apenas algo na periferia do software;

• O software passa a ter um grande componente de “serviço”.

Bem, vamos ao que interessa: a linguagem C#.

C#

A linguagem C# foi criada pela Microsoft em conjunto com a arquitetura .NET. Embora todas as quatro linguagens suportadas diretamente pela Microsoft (C#, VB.NET, C++, JScript) sejam bastante capazes, é justo dizer que o C# é a “linguagem de referência” do .NET pelas seguintes razões:

• Foi feita a partir do zero para funcionar na nova plataforma, sem preocupações de compatibilidade com código já existente;

• O compilador C# foi o primeiro a ser desenvolvido;

• A maior parte das classes do .NET Framework e até mesmo o compilador JScript foram desenvolvidos em C#.

Embora muitas pessoas tenham participado de seu desenvolvimento, é justo dizer que o C# é obra de uma pessoa, o Anders Hejlsberg, hoje um “Distinguished Engineer” na Microsoft. Anders Hejlsberg também é conhecido como o criador do Turbo Pascal e do Delphi, ambos da Borland. Ele e sua equipe foram contratados em 1997 pela Microsoft para trabalhar no time de ferramentas de desenvolvimento. O principal produto deste esforço foi o Microsoft J++, do qual Anders foi arquiteto-chefe.

O C# inclui idéias de várias linguagens de programação, mas é patente a influência das duas outras principais linguagens com as quais Anders trabalhou anteriormente: o Pascal do Delphi e o Java. Existem também claras influências do C++ e Smalltalk.

Assim como o Java, o C# usa como base a sintaxe do C++. Isto significa que elementos como declaração de variáveis, métodos e estruturas de controle (if, loops) são muito semelhantes ao C++. Além da origem no C++, o C# tem várias características em comum com o Java:

• Modelo de orientação a objetos baseado em herança simples de classes com um ancestral comum;

• Herança múltipla de “interfaces”;

• Gerenciamento de memória automático com “coletor de lixo”;

• Tipagem forte;

• Rodam em um “ambiente gerenciado”, no qual a segurança e integridade das operações efetuadas pelos programas podem ser garantidas;

• Amplo suporte a “reflections”, um recurso também conhecido como “informação de tipos em tempo de execução”;

Estas semelhanças levaram algumas pessoas a comentar que o C# era um “clone de Java”, desenvolvido pela Microsoft em razão dos problemas legais - já resolvidos - ocorridos com a Sun em relação ao licenciamento da linguagem Java. Mesmo existindo alguma base nestas afirmações, é extremamente injusto com o C# chamá-lo de clone de Java. O C# não só resolve vários notórios problemas do Java como também traz muitas novidades. A Microsoft bem que tentou melhorar o Java, mas a Sun não deixou...

Veja alguns problemas do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com