TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEI APLICADA À PSICOLOGIA

Tese: LEI APLICADA À PSICOLOGIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

PSICOLOGIA APLICADA AOD DIREITO

CASO CONCRETO 1

Uma questão interessante que, por certo, merece destaque no estudo do surgimento da psicologia como ciência no século XIX, na minha opinião, trata-se da subjetividade privatizada. No excelente trabalho Psicologia ? uma (nova) introdução, dos professores Luís Cláudio Mendonça Figueiredo e Pedro Luiz Ribeiro de Santi, deparamo-nos com duas condições (fundamentais) para o conhecimento científico da psicologia: uma experiência clara da subjetividade privatizada e a experiência da crise desta mesma subjetividade. Mas o que vem a ser a subjetividade privatizada? Pelo que percebemos, estamos falando da nossa individualidade, dos nossos desejos, do nosso eu?, enfim, daquilo que está dentro de nós e que somente nós temos contato. E quanto à crise? Bem, estaríamos diante das transformações culturais ao longo dos anos, tais como religiosidade, arte, valores, costumes etc., determinando, de certa forma, a subjetivação e a individualização. Mas é aqui que o homem percebe que conceitos como liberdade, individualidade e igualdade não passam de meras ilusões. Há uma perplexidade, inclusive quando descobre não existir muita diferença entre os homens.

MENDESJUNIOR. Psicologia como ciência : a crise da subjetividade privatizada.

Disponível emhttp://www.cronopios.com.br/site/artigos.asp?id=3381

Acesso em 08 jun. 2013

1-A partir do texto acima escolha uma das transformações culturais, citadas pelo autor, e descreva como ela determina a nossa subjetividade e individualização.

A individualização e subjetividade estão terminantemente ligadas uma a outra, assim como todos os aspectos que venham a definir o que é ser homem. E é exatamente quando falamos nessa definição do que é o homem, que percebemos a crise da subjetividade privada. Estamos expostos a transformações culturais que nos limitam, desde a forma que devemos pensar, a forma na qual devemos agir. Podemos citar a religião, que faz de cada fiel um fantoche, motivado pela fé a: vestir ou não vestir, falar ou não falar, frequentar ou não frequentar. Envolvendo, por vezes, conviver ou não conviver...

2- ..." Mas é aqui que o homem percebe que conceitos como liberdade, individualidade e igualdade não passam de meras ilusões". Desenvolva esta afirmativa.

Após clara percepção de que, o homem, para ser aceito por sua comunidade, seja ela escolhida ou induzida por fatores sociais, habitacionais e etc, deve apresentar determinados comportados programados e semelhantes, podemos concluir que, conceitos como: liberdade, individualidade e igualdade, são completamente abstratos e devem ser interpretados de acordo com o local que o individuo está inserido e pretende expor essas características que ele tem em si. Uma vez que, dado um passo de liberdade, ou um passo de individualidade, quiçá de igualdade, em um ambiente com valores, costumes, religiões, diferentes dos seus, muito mais parecerá uma revolta a um direito de conduta ou pensamento.

QUESTÃO

Marque a alternativa correta:

O conhecimento produzido pela Psicologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com