TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramaneto

Artigo: Letramaneto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  5.599 Palavras (23 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 23

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Tutor a distância: Ma. Kate M. Oliveira Kumada.

Letícia Oliveira da Silva RA: 433289

Raquel Gomes da Silva RA: 409900

ARAGUAINA

2013

SUMÁRIO

• INTRODUÇÃO__________________________________________________4

• A SURDEZ E A CULTURA SURDA EM SEUS ASPECTOS MÉDICO, CULTURAL E SOCIAL ________________________________________5

 Existem quatro formas de classificação da surdez.

 COMO ATENDER UM ALUNO SURDO EM SALA DE AULA?

• A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL ________________________________8

 BASES TEÓRICAS E FILOSÓFICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

 INCLUSÃO DOS SURDOS

• CUIDADOS NECESSÁRIOS NO TRATO COM ALUNOS SURDOS_____10

 Atividades pedagógicas planejadas especificamente para alunos surdos e deficiente auditivos:

• “SITUAÇÃO” APLICANDO ATIVIDADES EM SALA REGULAR COM ALUNOS SURDO / DEFICIENTES AUDITIVOS USUÁRIOS DE LIBRAS_______________________________________________________12

• ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM LIBRAS NA ESCOLA COMUM ______________________________________________13

• CONCLUSÃO__________________________________________________14

• REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS________________________________15

INTRODUÇÃO

No presente trabalho, serão enfatizados aspectos referentes à temática da surdez e Cultura Surda em seus aspectos médico, cultural e social. Será abordado com destaque o uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras, como também os pontos positivos e negativos pelos quais passou e ainda passa a educação brasileira dos surdos.

Na sociedade de hoje a comunicação não ocorre somente no modo oral, por isso a importância da inclusão da linguagem de libras que visa uma educação inclusiva na sociedade valorizando os diferentes métodos de levar a educação para todos os indivíduos independente da sua metodologia.

Diante das considerações iniciais, o objetivo deste trabalho é de adquirimos um amplo conhecimento do que é a surdez e sobre a cultura surda, como preparar atividades pedagógicas especificas para essa classe de alunos e como é aprendizagem para os mesmos.

A SURDEZ E A CULTURA SURDA EM SEUS ASPECTOS MÉDICO, CULTURAL E SOCIAL

Em tempos remotos a surdez era considerada castigo, o surdo era considerado louco, anormal ou enfeitiçado. Não havia um local destinado à educação das crianças surdas e sim, lugares destinados às pessoas com algum tipo de deficiência como deficientes visuais, deficientes mentais e deficientes auditivos. Eram mantidos no local com a intenção de serem curados. A pessoa surda era isolada passando a viver longe do convívio social e ambiente escolar. Quando não eram mortos, eram abandonados. Na antiguidade Chinesa, os surdos eram jogados ao mar. Em Esparta, os surdos eram arremessados de cima dos rochedos.

Os surdos ficavam analfabetos pela razão de não terem as mesmas oportunidades que as crianças ouvintes em adquirir a Língua Portuguesa e serem alfabetizados. Efetuavam as comunicações básicas através de gestos. Aristóteles considerava humano somente as pessoas que possuíam a linguagem. Nesse sentido, em Roma, os surdos não possuíam direito algum. Até o século XII, não tinham nem o direito de se casar.

Segundo Moura (2000) “[...] naquela época, as pessoas surdas não eram consideradas humanas, pelo fato de o pensamento, a linguagem e a fala terem que estar sempre em conjunto, ou seja, não se chegaria ao raciocínio humano se faltasse um desses ingredientes.” (p.16)

Com o passar dos anos, depois de muitas lutas, com o advento do cristianismo, os surdos passaram a ser considerados pessoas normais.

Somente a partir de 1755, começaram a surgir informações sobre os surdos em considerações educacionais, que davam significação a Língua Brasileira de Sinais e professores surdos na educação dos surdos. Quem deu início a essas mudanças foi o padre Francês Charles-Michel de I’Epée que passou a instruir as crianças surdas numa pequena escola. Essa escola evoluiu e com o tempo tornou-se o Instituto Nacional de Surdos-Mudos de Paris - primeira escola de surdos do mundo. Essa escola passou a ser considerada o início: da construção das comunidades surdas; das lutas pelo direito à cidadania dos surdos; das conquistas pela equidade social. No Brasil, Hernest Huet, a convite de D. Pedro II, fundou o Instituto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com