TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Alfabeto E Suas Implicações No Processo De Letramaneto

Exames: O Alfabeto E Suas Implicações No Processo De Letramaneto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3.CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERENCIAS............................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

O cenário econômico passou por muitas mudanças ao longo do tempo em decorrência da Revolução Industrial do século XVIII que modificou os meios de produção. A burguesia desejava obter lucros cada vez maiores, explorando mais os trabalhadores a fim de alcançar seus objetivos.

Desde esse período até os dias de hoje, as mudanças na economia são frequentes, por esse motivo a administração faz parte da realidade das organizações como ferramenta capaz de fortalecê-las nos períodos de mudanças, que são tão naturais e até necessárias. Partindo destas questões, este trabalho tem como objetivo analisar os elementos importantes do contexto administrativo responsáveis pela sustentação das organizações.

2 DESENVOLVIMENTO

As mudanças nas organizações são resultantes de vários anos de revolução no passado, em decorrência principalmente de diferentes movimentos. O capitalismo financeiro, por exemplo, deixou suas marcas na sociedade e influenciou o processo de globalização da economia.

A globalização da economia decorre do processo de internacionalização do capital que se desenvolve desde o início do capitalismo, já que este modo de produção nunca foi um sistema com características nacionais. Ao contrário, ele implicou, desde a sua origem, na articulação de processos produtivos situados no interior de fronteiras nacionais com outros implantados e desenvolvidos no exterior, embora esta articulação não tenha acarretado de imediato a industrialização de todos os países e regiões nela envolvidos. (BRUNO, 1997 p.16)

Para entender o sentido geral de organização precisa-se compreender a forma como o homem se coloca em relação ao meio que o cerca, isso significa dizer que o surgimento das organizações está fundamentado no conceito de coletividade, grupo, junção de ideias para um bem em comum. Como coloca (SILVA, 2010 p.01):

Uma organização pode ser entendida como um conjunto de recursos integrados em um sistema para atingir um determinado conjunto de objetivos. Os recursos que uma organização utiliza podem ser dimensionados em dois grandes grupos interdependentes que formam o capital e o trabalho.

Neste caso as organizações estão presentes em vários momentos da vida humana, porém sob diferentes óticas. É neste contexto que vale ressaltar sua importância, já que está associada também a ideia de realização pessoal, de melhorias na qualidade de vida.

Partindo desta hipótese, as organizações buscam hoje elementos diferenciados para se sustentarem num mercado cada vez mais competitivo e desafiador, condizente com as transformações e inserção de tecnologias, onde a exigência maior é sempre a busca de um diferencial.

Figura 01: Evolução das organizações

Fonte: www1.serpro.gov.br

A figura acima demostra claramente como as organizações evoluíram ao longo dos anos, juntamente com as necessidades humanas. Hoje não se pode pensar em Administração sem associar a inserção de métodos inovadores de trabalho, garantindo um melhor desempenho tanto para os funcionários quanto para a empresa.

A configuração dos elementos que compõem a empresa é responsável pela situação desta no mercado. Partindo das funções administrativas introduzidas por Fayol, que envolvem planejamento, organização, direção e controle passando por outros conceitos administrativos como o patrimônio líquido, capital social, capital de terceiros, dentre outros são conceitos inter-relacionados e indispensáveis para o sucesso das organizações.

O balanço patrimonial “é a demonstração financeira que evidencia, resumidamente, a situação patrimonial e financeira da entidade, quantitativa e qualitativamente”. (RIBEIRO, 1999 apud AUGUSTO, 2009 p.12). Patrimônio líquido então é representado pelo conjunto dos recursos financeiros que a empresa possui. O valor do patrimônio será dado através do valor do Ativo e do Passivo. Conforme figura abaixo.

Figura 02: Balanço Patrimonial

Fonte:http://managemanager.wordpress.com/2011/09/24/balanco-patrimonial/

“O Capital Social constitui-se em um conjunto de recursos de um determinado grupo, obtido através da comunhão dos recursos individuais, que pode ser usufruído por todos os membros do grupo.” [...]. (RECUERO, 2005 p.04). Já o Capital Social abrange os recursos disponibilizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com