TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leviatã – Thomas Hobbes

Artigo: Leviatã – Thomas Hobbes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  Artigo  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  872 Visualizações

Página 1 de 2

Leviatã – Thomas Hobbes

Parte I – Do homem

I. Das sensações

De acordo com Thomas Hobbes, os pensamentos dos homens podem ser observados de duas maneiras: de forma individual e em seu conjunto (em sua mútua dependência). O pensamento analisado de forma individual “é a representação ou aspecto de determinada qualidade ou qualquer outro acidente de um corpo exterior ao nosso, que vulgarmente chamamos objeto”. Este mesmo objeto citado pode atuar sobre os olhos, ouvidos e no corpo humano em geral, produzindo uma variedade de aparências, que nomeamos como sensação.

“A causa das sensações é o corpo externo ou objeto que age sobre o órgão apropriado a cada sentido”; que como nos diz Hobbes, produz um esforço dirigido de dentro para fora, deixando a impressão de ser algo externo; se constituindo de variados movimentos da matéria mediante os quais ela atua sobre os órgãos humanos.

Mas sua aparência, para nós, constitui a fantasia, tanto em estado de vigília, como de sono... assim resulta evidente que a coisa vista se encontra numa parte, e a aparência, em outra, uma coisa é o objeto e a outra a imagem ou fantasia. Portanto, as sensações, em todos os casos, são meras fantasias originais.

II. Da imaginação

Para os latinos a imaginação é aquilo que é criado pela imagem na visão, já os gregos atribuíam a este significado o nome de fantasia; ou seja, aparência.

Hobbes define imaginação como sendo a sensação debilitada, a sensação que se apresenta nos homens e em outras criaturas vivas, durante o sonho e também durante o estado de vigília; porém de formas diferentes.

Conforme nos diz Hobbes “imaginação e memória são a mesma coisa, mas recebem nomes diferentes, dependendo da consideração que desejamos fazer”.

Quando nos referimos à sensação declinante estamos falando da imaginação, quando nos referimos ao próprio declínio, no sentido de que a sensação se atenua, envelhece e passa, estamos falando da memória.

A imaginação pode ser classificada de duas maneiras; como, simples ou composta. A imaginação simples ocorre quando alguém imagina algo que já viu anteriormente e a imaginação composta acontece “quando um homem combina a imagem de sua pessoa com a imagem das ações de outro homem; também chamada, de ficção mental”.

A imaginação produzida no homem... por meio de palavras e outros signos voluntários, é o que geralmente chamamos entendimento... O entendimento peculiar ao homem não é apenas compreensão da vontade, mas de suas concepções e pensamentos, pela sucessão e agrupamento dos nomes das coisas em afirmações, negações e outras formas de expressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com