TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Verbal E Técnicas Retóticas

Artigos Científicos: Linguagem Verbal E Técnicas Retóticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O que é Linguagem:

Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas idéias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais. Linguística é o nome da ciência que se dedica ao estudo da linguagem.

Na linguagem do cotidiano, o homem faz uso da linguagem verbal e não-verbal para se comunicar. A linguagem verbal integra a fala e a escrita (diálogo, informações no rádio, televisão ou imprensa, etc.). Todos os outros recursos de comunicação como imagens, desenhos, símbolos, músicas, gestos, tom de voz, etc., fazem parte da linguagem não-verbal.

Retórica é um conjunto de regras para bem dizer em público ou para falar enloquentemente. Uma exibição de meios oratórios, que presume de bem falante, falador

Desenvolvimento

O sucesso da comunicação verbal depende da clareza das mensagens passadas, e esta está ligada à compatibilidade do acervo vocabular e intelectual dos envolvidos na troca de informação. Para que haja êxito, seja ela escrita ou falada, o receptor da mensagem precisa compreender o que lê ou ouve e para isso é necessário que a mensagem esteja em um código comum ao emissor e ao receptor (mesmo idioma) e que ambos estejam no mesmo patamar de conhecimento. Quando qualquer uma dessas condições essenciais falha, há o que é chamado de "ruído na comunicação".

Apesar dos grandes avanços tecnológicos, a comunicação verbal ainda é a mais usada para passar informações, principalmente nas relações interpessoais. Em uma empresa, por exemplo, avisos são passados com linguagem escrita, o e-mail ainda é o recurso mais usado para troca de mensagens via web e em relações familiares o diálogo permanece eficaz. Embora a comunicação visual seja hoje o recurso mais usado na propaganda, esta ainda utiliza de recursos verbais em alguns meios de comunicação, como, principalmente, no rádio e na televisão, e, eventualmente, na internet.

A comunicação verbal escrita foi também o grande marco evolutivo na transmissão do conhecimento humano. Nas sociedades ágrafas o conhecimento era passado de forma oral, e isso impedia a evolução por conta da impossibilidade de acúmulo de conhecimento na memória humana, então suporte do saber. Com o desenvolvimento da escrita, o homem passou a contar com uma memória extracorpórea, que ultrapassou os limites espaço-temporais na passagem de conhecimento e viabilizou a evolução intelectual, pois, a partir de então, a memória humana passou a ser livre para buscar novos conhecimentos

A comunicação verbal se diferencia das demais formas de comunicação, que tendem a apenas enviar mensagens, ao possibilitar a troca de informações entre emissor e receptor. E sua característica imediatista a faz ser majoritariamente utilizada nas relações interpessoais. Ainda é a forma mais comum de comunicação, apesar de todos os novos recursos comunicacionais.

A RETÓRICA COMO A ARTE DA PERSUASÃO PELO DISCURSO

As reflexões contidas neste ensaio têm por objetivo demonstrar a relevância do estudo da

Retórica no processo de aquisição do conhecimento. A questão do estudo da retórica assume

relevância na economia a partir dos anos 1980’s com as publicações de “The rhetoric of economics”

de D. McCloskey, nos EUA, em 1983 e “A história do pensamento econômico como teoria e

retórica”, um ano depois, no Brasil, por Pérsio Arida.

Em ambos os trabalhos, as referências à retórica se fazem a partir das tradições

aristotélicas e dos desenvolvimentos de uma vertente contemporânea da teoria da argumentação que

tem na figura de Chaïm Perelman um de seus principais expoentes.

Assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com