TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro "A Era do Vazio"

Seminário: Livro "A Era do Vazio". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Seminário  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

1 -No livro A era do Vazio, Giles Lipovetsky analisa as relações atuais no contexto de uma sociedade marcada pela perda de sentido das instituições morais em que predomina o individualismo, o consumismo, o hedonismo e a indiferença. Sobre isso, ele analisa:

[...] Os indivíduos aspirariam a um desapego emocional cada vez maior por causa dos atuais riscos de instabilidade das relações pessoais. Ter relacionamentos interindividuais sem apego profundo, não se sentir vulnerável, desenvolver a independência afetiva, viver só [...]. O sentimentalismo sofreu o mesmo destino que a morte; tornou-se incomodo exibir as próprias emoções, declarar ardentemente uma paixão, chorar, manifestar com demasiada ênfase os impulsos interiores. Como acontece com a morte, o sentimentalismo se tornou embaraçoso; trata-se de manter a dignidade em questões de afeto, quer dizer, manter a discrição. (1989, p.57)

A partir do trecho do texto acima, analise como o individualismo e o consumismo marcam a construção da nossa subjetividade e repercutem nas relações sociais (4,0).

Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:

- características da sociedade atual – (valor 1,0)

- conceitos de subjetividade e identidade – (valor 2,0)

- o individualismo e o consumismo nas relações sociais – (valor 1,0)

A característica mais forte da sociedade atual é a individualidade, podemos destacar ainda o consumismo e os avanços tecnológicos.

Atualmente existem várias formas de expressão, a subjetividade (maneira ou forma que cada um tem de ver determinado assunto) está sendo formada e transformada cotidianamente, construímos uma identidade (conjunto de ações e dados utilizados para determinar uma pessoas ou grupos ) para a sociedade moderna qual estamos cada vez mais individuais e consumistas.Essas características são responsáveis por registrar ou marcar nossa personalidade, demonstrando que somos de fato pessoas egocêntricas e que queremos sempre mais do que precisamos.

2- Leia a tirinha de Calvin e responda a questão a seguir:

A comunicação é o reino do mal entendido segundo a psicanálise, porém é um processo presente nas relações interpessoais, mas se for pouco cuidada, gera como consequência muitos conflitos.

Identifique e analise dois conceitos da teoria psicanalítica que afetam as relações de trabalho na sua área de atuação.

Fundamente a sua resposta (valor 2,0)

3-Com base em uma teoria psicológica, como o Behaviorismo e a Gestalt, identifique e analise um conceito que pode ser aplicado a sua profissão. (valor: 2,0)

Em seu texto, aborde os seguintes pontos:

- explicite em seu texto o conceito escolhido e a análise do mesmo (1,0)

- aplicabilidade e a importância do conhecimento psicológico para vida profissional (identifique o seu curso) (1,0).

4- A partir dos estudos sobre os transtornos psicológicos, analise:

Por que, nos grupos, às vezes, é tão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com