TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Luz, escuridão e métodos científicos

Seminário: Luz, escuridão e métodos científicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Seminário  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

Luz,trevas e métodos científicos

O filme aborda a evolução humana,referente a descobertas primitivas até os avanços tecnológicos do mundo de hoje.

Por falta de informação e influência da cultura,os primitivos viam os fenômenos naturais como algo divino,sobrenatural. Interpretado pelo curandeiro que exigia submissão total,o que impedia questionamento ,sendo assim toda explicação era sobrenatural.

Na Grécia Antiga através dos filósofos Sócrates,Platão e Aristóteles era dito que nem tudo tinha uma origem divina e as coisas poderiam ser explicadas através da lógica.Com isso surgiu o movimento Humanista,que deu início a poesia,teatro e artes em geral.

Com a ciência dando outra visão do mundo a lógica já estava bem avançanda.Foi quando em Roma,que respeitava e acreditava somente no cristianismo, o Rei Constantino adoeceu e tentou tratamento através do meio lógico,o que foi falho,e teve que recorrer a religião e assim obteve sua cura.Com isso o avanço da ciência retrocedeu.

A Idade Média ficou marcada também por seus rituais de torturas como punição de criminosos ligados a bruxaria,assassinato ou traição,pois acreditava-se que assim pagariam por seus erros.

O filosofo grego Hipocrates, por exemplo, contestou o fato que todas as doenças eram de origem divina, e acreditava que todas elas tinham uma explicação cientifica foi após isso que deu-se origem ao período da inquisição.

Representando o retorno à lógica tinham os experimentalistas que defendiam a idéia de que os fenômenos naturais poderiam ser testados,observados e experimentados e não estavam vinculados ao conceito do divino.Em Naples,na Itália entre 1960 e 1965 Della Porta fundou a primeira academia desses estudiosos que contava também com Galileu Galilei e Frederico Cesi,entre outros.Tempos depois foi fechada pela inquisição pois achavam que os acadêmicos lidavam com bruxaria.

A partir do séc XVII os pensadores Iluministas tinham como ideal a extensão dos princípios do conhecimento a todos os campos do mundo humano. Supunham contribuir aos progressos da humanidade e para superação da tirania e superstição que acreditavam no legado da Idade Média. Os pensamentos deles serviam como alicerce de divisas ideológicas que perduram até hoje.

7

8

Mesmo após tantas descobertas, mudanças,experimentos e inovações,sempre voltamos ao estágio inicial,pois os séculos passaram mas os problemas sociais e políticos não mudam,só trocam os “personagens” e são essas situações que movem o mundo em que vivemos,nos deixando sempre com uma dúvida,uma incerteza do que nos espera.

Homens como: Augusto Conte, Jean Jacques Rousseau, John Locke e muitosoutros observavam a sociedade e procuravam diagnosticá-la a fim de sanar tal estado de caos presente neste momento histórico. Estes homens se consideravam iluminados pela luz darazão e tais ideais instigaram o “povo” , que, cansado dos abusos do regime absolutista,promoveu o movimento conhecido como Revolução Francesa. Um marco para o direito e parao humanismo. A partir de tal acontecimento houve a elaboração e promulgação da CartaUniversal dos Direitos do Homem - Também conhecido como direitos humanos de primeirageração-.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com