TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATEMÁTICAS DE TREINAMENTO

Tese: MATEMÁTICAS DE TREINAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Tese  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 7

ARTE

A prática da arte como disciplina curricular é vista, por alguns, com desprezo e desdém, afirmando que têm maior importância no currículo.

O planejamento de suas ações, buscando conhecer as necessidades de cada faixa etária, respeitando a produção da criança, buscando ampliar seu conhecimento referente â educação infantil em todos os aspectos para realizar bem a ação pedagógica em seu ambiente de atuação profissional que é espaço da sala de aula.

Palavra de origem latina, "ars" significa técnica ou habilidade. Segundo alguns dicionários, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana". Ou, ainda, "podemos incluir o termo arte como a atividade artística ou o produto da atividade artística. O que poderia ser o produto final da manipulação humana sobre uma matéria-prima qualquer".

Sem definição exata

Não é possível definir objetivamente o que é arte. Não existe uma resposta pronta e acabada - e são muitas as concepções. Mesmo sem possuir uma definição exata do conceito de Arte, não temos dificuldade em identificar algumas produções da humanidade como "obras de arte". Para compreender a obra de arte, em qualquer época, é preciso considerar o contexto em que esta foi produzida. A obra de arte expressa uma determinada experiência através de uma organização. Tal experiência pode ser um pensamento, uma ideologia, uma época ou lugar, por exemplo, a pintura "Segunda Classe" de Tarsila do Amaral, ou a "Mona Lisa".

MÚSICA

Precisamos levantar de onde estamos, observar sob novo ângulo, criticar nossa própria postura com o fim de enxergar novos caminhos, novos resultados. O professor que possui maturidade, compromisso e conhecimento sobre seus alunos vê o brilho das cores, ouve a melodia, sento o ritmo, faz de conta, dança e encanta a criança com sua maneira de fazer arte.

A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como consequência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.c. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.c. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia. No panteão grego, por exemplo, Apolo é a divindade que rege as artes. Por isso vemos várias representações suas, nas quais ele porta uma lira. Vale lembrar que na Grécia Antiga apenas a música e a poesia eram consideradas manifestações artísticas da maneira como as compreendemos atualmente.

ENSINO DA MATEMÁTICA

Normalmente o ensino da matemática é centrado nos procedimentos e na mecanização de cálculos, quando deveriam ser nos métodos que encorajam a construção autônoma dos conceitos Lógico-matemáticos que fundamentam a matemática.

Dessa forma, o ambiente escolar deve privilegiar atividades em que as crianças possam testar suas hipóteses e estratégias, em que fossem encorajadas a interagir, partilhar ideias e debater as conclusões obtidas.

O ensino da matemática deve valorizar a exploração de uma grande variedade de ideias presentes no dia a dia das pessoas e também das crianças, como por exemplo, as ideias relacionadas a números, medidas, geometria e noções rudimentares de estatística, entre outras.

Falaremos um pouco mais em nossa matéria de hoje sobre alguns dos planos de aulas para a educação infantil na disciplina Matemática, vale lembrar que para essa faixa etária, os professores terão que procurar inserir a criança dentro de uma concepção de educação, sendo importante que esse concepção seja voltada para a construção de conhecimentos que com o tempo vai sendo elaborado por cada criança, tendo o professor como mediador desse processo, não deixem de conferir nossa matéria completa para obter maiores informações sobre os planos de aulas para educação infantil para crianças de 4 a 6 anos.

Para quem pretende elaborar um plano de aula educação infantil 4 anos, tenham sempre em mente que um plano de aula deverá ser elaborado seguindo alguns fatores, como por exemplo, o tema da aula, público alvo, quais são os objetivos dessa aula, além da metodologia que será usada na aula para crianças de 4 anos de idade, passando pelos recursos físicos e terminando a elaboração com a avaliação de cada aluno, para que o professor possa descobrir quais as dificuldades de cada aluno e os preparando para lições mais complexas que irão treinar a criança para aprender sempre mais.

Uma dica para um bom plano de aula educação infantil 6 anos, é seguir as dicas anteriores, mudando somente o conteúdo da aula, por com o tema da aula pronto, podemos ter como público alvo as crianças de 6 anos, por isso o tema deverá ser referente à idade das crianças, nunca esqueçam de marcar um objetivo e tentar alcançá-lo em todas as aulas, esse fator é muito importante para o aprendizado dos alunos, após esses processos, definam qual será a metodologia, os recursos físicos que serão usados e façam uma avaliação após o término da aula.

Algumas das atividades de matemática para educação infantil, poderão ser realizadas sem a necessidade de muitos recursos, como por exemplo, utilizando frutas, dedos das mãos, brinquedos e outros objetos contáveis, podemos ensinar as crianças a contarem, somarem, subtraírem e realizar outras operações matemáticas, essa é uma dica muito boa para ser usada em salas de aula.

ALFABETIZAÇÃO II

Módulo mínimo de planejamento, essa atividade é dada em uma única aula. Pode ser avulsa ou estar inserida em uma sequencia didático ou em um projeto.

Devem estar claros para o professor: o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos de aprendizagem, que recursos serão necessários para desenvolver a aula e como será avaliado o aproveitamento do aluno.

Aos 5 ou 6 anos de idade, as crianças percebem mais claramente que existem outras formas de representar o mundo sem ser por meio de desenhos cheios de traços e cor. Descobrem, enfim, a presença e a importância da escrita, que permite a todos comunicar ideias e opiniões por meio, por exemplo, de cartas, bilhetes, notícias e poemas. Mas, para que cada um dos pequenos dê esse grande salto no aprendizado, é preciso que a atuação do professor no Ensino Fundamental de nove anos esteja ajustada a esse propósito.

Para chegar ao detalhamento da rotina semanal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com