TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO DE TRABALHO

Artigo: MERCADO DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 5

MERCADO DE TRABALHO

No Brasil, Onde Há Muitas Contradições Sociais, O Profissional De Serviço Social Encontra Um Mercado De Trabalho Sempre Aberto. Além De Atuar Em Hospitais, Postos De Saúde, Clínicas, Prefeituras, Tribunais De Justiça, Empresas, Escolas, Universidades, Órgãos Governamentais (IBAMA, FUNAI, EMATER, INSS)

O Assistente Social Está Sempre Explorando Novas Áreas E Maneiras De Atuação, Entre Elas, O Trabalho Como Profissional Liberal, Prestando Serviços De Consultoria E Assessoria Em Programas E Projetos Sociais. Outros Locais Onde O Profissional Pode Obter Sucesso É No Terceiro Setor -

O Conjunto De Iniciativas Particulares Sem Fins Lucrativos Com Interesse Público, Como Cooperativas, Associações, Movimentos Sociais E Organizações Não Governamentais (Ongs).

MEIO AMBIENTE

. Os fatores que justificam a intervenção do Profissional nesta aérea são justamente as novas situações que são geradas não só pelo confronto que passa a existir entre a população, na condição de expropriados e a concessionária, mas também pelos efeitos causados pelos empreendimentos.

No caso das construções de Usinas Hidrelétricas, o objetivo do Serviço Social é o de incrementar as ações que vão possibilitar o desenvolvimento da política energética através de maior geração de eletricidade justificada pela necessidade de atender a demanda causada pelo desenvolvimento econômico regional. Diante dessa justificativa as empresas estatais desapropriam terras, desalojam populações e criam situações de conflito em diferentes momentos: antes da construção, durante e após o término do empreendimento.

O ASSISTENTE SOCIAL ENQUANTO PESQUISADOR DO MEIO AMBIENTE

O Serviço Social poderá, como qualquer outra área do conhecimento estudar os impactos ambientais causados pela construção de Usinas Hidrelétricas ou vir a compor uma equipe de pesquisadores que tem como objetivo o estudo dos impactos causados no meio ambiente por essas Usinas.

SAÚDE

Os assistentes sociais se inserem, no processo de trabalho em saúde, como agente de interação entre os níveis do Sistema Único de Saúde – SUS com as demais políticas sociais, sendo que o principal objetivo de seu trabalho no setor é assegurar a integralidade e intersetorialidade das ações.

O profissional desenvolve, ainda, atividades de natureza educativa e de incentivo à participação da comunidade para atender as necessidades de co-participação dos usuários no desenvolvimento de ações voltadas para a prevenção, recuperação e controle do processo saúde/doença. O que vale ainda ressaltar na inserção atual do assistente social na área de saúde é o fato de que essa “prática” não é mais mediada pela ideologia da ajuda e sim pela perspectiva da garantia de direitos sociais.

EDUCAÇÃO

A presença dos assistentes sociais nas escolas expressa uma tendência de compreensão da própria educação em uma dimensão mais Integral, envolvendo os processos sócio institucionais e as relações sociais, familiares e comunitárias que fundam uma educação cidadã, articuladora de diferentes dimensões da vida social como constitutivas de novas formas de humana, nas quais o acesso aos direitos sociais é crucial.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Assistente social como trabalhador da Assistência Social tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeito de direitos e o fortalecimento das políticas públicas. Tendo em vista que o Assistente Social é um profissional comprometido com a autonomia dos sujeitos, com a crença no potencial dos moradores e das famílias das populações referenciadas pelo CRAS, para que rompam com o processo de exclusão /marginalização, assistencialismo e tutela.

O profissional de Serviço Social trabalha na emancipação de famílias e comunidades, sendo que, uma das mais importantes dimensões do papel do assistente social, sempre na perspectiva de cumprir com o desafio de integrar as políticas sociais. Uma integração que, respeitadas as especificidades de cada área, se dá pelo ponto que têm em comum: a defesa da vida, da dignidade e do desenvolvimento social que possibilite a mais justa distribuição de bens e riquezas no país.

EMPRESA

No processo de inserção do Serviço Social no mundo privado do trabalho pode se afirmar que sua atuação nessa direção gira em torno tanto do funcionário quanto da empresa, na resolução ou na contenção de situação conflituosa e/ ou de dificuldades na produção ou nas relações sociais cuja atuação em alguns casos é estendida à família dos funcionários.

ASSESSORIA E CONSULTORIA

Área de atuação profissional que requer preparo técnico, embasamento teórico e comprometimento ético político. Um profissional capaz de formular, gerir, implementar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com