TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUITO ALEM DO PESO

Ensaios: MUITO ALEM DO PESO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  1.394 Visualizações

Página 1 de 4

Muito Além Do Peso (Way Beyond Weight)

2012 ● Documentário ● Livre

Sinopse

O documentário Muito Além do Peso foi lançado em novembro de 2012, em um contexto de amplo debate sobre a qualidade da alimentação das nossas crianças e os efeitos da comunicação mercadológica de alimentos dirigida a elas. O filme é fruto de uma longa trajetória da Maria Farinha e do Instituto Alana na sensibilização e mobilização da sociedade sobre os problemas decorrentes do consumismo na infância.

Em 2008, o documentário Criança a Alma do negocio, alertou para o resultado devastador dos apelos de mercado voltados ao público infantil e propôs uma reflexão sobre questões como ética e responsabilidade de cada ator social na proteção da criança frente às relações de consumo. Muito Além do Peso mergulha no tema da obesidade infantil ao discutir por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, a publicidade, o governo e a sociedade de modo geral. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo.

Resumo

Imagine um mundo em que crianças de oito anos têm doenças como pressão alta, colesterol alto, diabetes tipo 2… Imagine também que estas crianças estão por toda a parte, desde metrópoles gigantescas e movimentadas até cidades no interior de florestas, cercada por rios. Este mundo existe e se chama Brasil.No documentário retrata uma moça percorrendo diversas partes do Brasil e entrevistando famílias sobre seus hábitos alimentares. E o que descobrimos é alarmante: replicando um movimento que já ocorreu e continua a ocorrer nos Estados Unidos da América, o Brasil caminha a passos largos para uma população obesa e sedentária. Nas palavras de um dos entrevistados, “a geração dos nossos filhos está destinada a viver menos que a nossa”.

O documentário "Muito além do peso",aponta que, devido à epidemia de obesidade infantil, pela primeira vez na história crianças apresentam sintomas de doenças de adultos, como problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2, seus idealizadores propõem elucidar o papel e o envolvimento do governo, dos pais, das escolas e da publicidade na temática.

Tendo em vista que cerca de um terço das crianças brasileiras apresenta excesso de peso, a obesidade infantil é, sem dúvida, um problema de saúde pública que merece uma abordagem ampla e interdisciplinar na discussão de suas causas e consequências. Para dar conta dessa missão nada simples.

"Muito além do peso" conta com uma série de depoimentos de especialistas do Brasil e do exterior em variadas áreas do conhecimento, além de uma extensa lista de profissionais consultados para elaboração do material exibido no documentário, e apresenta casos de obesidade infantil provenientes de diversas regiões do nosso país.

O filme contextualiza de forma louvável aspectos importantes da dinâmica político-econômica na obesidade infantil. Com espírito crítico, expõe a influência gigantesca e desleal da indústria de alimentos e bebidas em decisões do governo e também no dia-a-dia da população, a polêmica questão da publicidade voltada ao público infantil, a falta de educação nutricional aliada ao excesso de produtos processados presente na merenda escolar, a falta de segurança pública necessária para prática de atividades físicas, a quantidade alarmante de horas gastas em frente à TV e, ainda, a dificuldade de acesso físico a alimentos mais saudáveis.

Alternando-se entre questões mais distais e questões individuais presentes no espectro de fatores envolvidos na obesidade infantil, "Muito além do peso" também entrevista algumas crianças, identificando-as com seu nome, sua idade e as complicações resultantes da condição de excesso de peso. Entre filmagens que captam momentos de birra por batatinhas fritas até depoimentos de crianças que decidiram emagrecer, o documentário não consegue, contudo, se aprofundar satisfatoriamente em questões psicossociais da obesidade, mesmo com verdadeiras pérolas que saem de falas das crianças participantes. Existe um corpo contudente de evidências científicas que associa obesidade a baixa auto-estima, problemas de personalidade, insatisfação corporal, estresse psicológico elevado, entre outros. No filme, o melhor exemplo é o de uma menina com sobrepeso que relata que sua família faz orações todos os dias pedindo para que não faltem refeições. Na sequência, perguntam se, na opinião dela, falta alguma coisa em sua vida. Com doçura, ela balança a cabeça negativamente e, olhando para baixo, fala: "Falta sentido".

Outro ponto abordado é a dificuldade, nos dias de hoje, de se conciliar a vida moderna e corrida de um adulto com o acompanhamento dos seus filhos e, principalmente, de sua alimentação e seu nível de atividade física. Fica claro que o problema é muito mais complexo do que à primeira vista. Recomendado para abrir os olhos.

”Um filme obrigatório para qualquer pessoa que se importe com a saúde das nossas crianças” Jamie Oliver, chef britânico e apresentador de TV

Fonte:

Site oficial: http://www.muitoalemdopeso.com.br/

...

Baixar como  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »