TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica No Ensino Fundamental - PCN

Artigo: Matematica No Ensino Fundamental - PCN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 5

Os índios foram os primeiros habitantes da América. As mulheres índias eram assistidas no parto por seus maridos que roíam com os dentes o umbigo do recém-nascido. O bebê era lavado, logo após era pintado com tinta vermelha e preta de urucum ou jenipapo, sendo colocado em uma rede de algodão e amarrado, preso às costas de sua mãe. Eram protegidos contra o mal com ervas e penas de pássaros e paus. Seus rostos eram enfeitados com pingentes no nariz, orelha e lábios. Alguns usavam dentes de animais pendurados no pescoço; tudo para desfigurar a criança tornando-os repulsivos aos maus espíritos, maus olhados e más influências malignas. Pelo aumento da mortalidade infantil, os jesuítas para embelezar a morte diziam que não era o pecador mas sim um anjo inocente que o senhor chamava para si. As índias ninavam o filho pequeno na rede, com palavras de ternura, sob a influencia do catolicismo ao qual ia se idealizando como o anjo.

Moravam em ocas imensas, de 80 a 100 pessoas, com muitas crianças, porém havendo muita higiene. Não usavam fraldas, mas seus corpos estavam sempre limpos; recebiam nomes de peixes, animais e árvores. “Não faltava à criança indígena cuidado da mãe pela sua saúde: indicam-no as muitas medidas profiláticas; mostra-o o asseio em que era conservado o culumim. E acima de tudo sua alegria e o seu bem-estar”.(p.207).

Os meninos índios brincavam com bonecos de barro e com as aves domésticas, tinham diversos jogos que arremedavam animais e alguns deles eróticos.

As meninas índias eram ensinadas a fiar algodão e preparar a comida, cuidando também da organização doméstica, de pisar milho, espremer raízes, peneirar farinhas. Eram criados com medo e com superstições; seus pais tinham a intenção de protegê-los dos maus espíritos e influências malignas, como também visavam orientar o comportamento tradicional da tribo e sujeita-los às autoridades.

Os índios utilizavam danças haviam personagens terríveis eram como papões destinados a amedrontar as crianças. Uma dessas danças acabava com a morte de uma criança escolhida entre os que tinham pior comportamento; essa prática acontecia com intervalos de longos anos. Com finalidade de influir através do medo a conduta do menino. Usavam máscaras de demônios considerados como cheios de poder. Meninos e meninas eram espancados e flagelavam-se uns aos outros com fins pedagógicos e na intenção de expulsar os demônios.

Os meninos índios tinham intimidade não com mãe nem com mulher, mas com pai e com os amigos, suas iniciações sexuais dos mesmos se davam com outros homens em casas onde era proibida a entrada de mulheres. Ali aprendiam a tratar da mulher e a sentir-se superior a ela, sendo o ambiente propício à homossexualidade. Contendo rituais violentos onde muitas vezes acabavam em morte. Aprendiam a responsabilidade e os privilégios de homem adulto.

Os curumins eram catequizados pelos padres Jesuítas que se aproveitavam, e faziam o que bem entendiam com eles, com o pensamento de conseguirem chegar a seus pais, causando uma inversão: o filho educar o pai, dando exemplo e levando ao caminho que os Jesuítas queriam, indo contra os pajés, dos maracás sagrados, das sociedades secretas; desligando-se de suas tradições da cultura nativa. Os Jesuítas também procuram organizar a língua tupi-guarani à partir da língua falada pelos curumins, desta forma procurava deixar os índios mais dóceis, buscando unir as várias tribos de povos indígenas e os brancos.

Nos colégios dos padres, crianças brancas e indígenas estudavam juntas, convivendo pacificamente, sem preconceito de cor, fazendo o intercâmbio de brinquedos, jogos e superstições, buscando aculturação dos brancos sobre os índios.

INFÂNCIA DOS NEGROS

As negras davam aos seus filhos recém nascidos alimentos grosseiros tirados de sua própria comida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com