TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As dificuldades de aprendizado da matemática no ensino fundamental e nas séries iniciais

Pesquisas Acadêmicas: As dificuldades de aprendizado da matemática no ensino fundamental e nas séries iniciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.794 Palavras (12 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE EVANGÉLICA

MARIA APARECIDA MATEUS BATISTA

AS DIFICULDADES DE APRENDIZADO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E NAS SÉRIES INICIAIS

BRASILIA, 2014

FACULDADE EVANGÉLICA

MARIA APARECIDA MATEUS BATISTA

AS DIFICULDADES DE APRENDIZADO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E NAS SÉRIES INICIAIS

Trabalho de método de matemática como requisito Parcial, do curso de pedagogia da faculdade evangélica.

Orientadora: Andrea

BRASILIA, 2014

SUMARIO

1 – INTRODUÇÃO___________________________________________4

2 - HISTÓRICISANDO A MATEMÁTICA_______________________5-6

2.1 - A MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA___6-9

2.2 - O PROFESSOR, O ALUNO E OS SABERES MATEMÁTICOS__________________________________________9-10.

4 – CONCLUSÃO__________________________________________11

5 – REFERÊNCIAS_________________________________________ 12

INTRODUÇÃO

Neste estudo observam-se as dificuldades de relacionamento com as ideias matemáticas, com a preocupação centrada nas características do que poderia ser dominado de processo de ensino de matemática situado na perspectiva de formação de conceitos e as ampliações dessa postura pedagógica docente em suas dimensões teóricas e de caráter metodológico. O que se deve ter claro é que a escola sempre teve como meta que os alunos fossem capazes de relacionar adequadamente informações, fatos, conhecimentos e habilidades para enfrentar situações-problemas; no entanto, em raros momentos trabalhou-se sistematicamente para atingi-la.

No âmbito escolar, a educação matemática é vista como uma linguagem capaz de traduzir a realidade e estabelecer suas diferenças. Na escola o aluno deve envolver-se com atividades matemáticas que a educação nas quais ao manipulá-las ele construa a aprendizagem de forma significativa, pois o conhecimento matemático se manifesta como uma estratégia para a realização das internações criadas pelo homem entre sociedade e natureza de investigar o aprendizado dos discentes das escolas de 1º ao 5º ano do município de Paraibano, portanto optou-se por realizar uma pesquisa no âmbito do ensino-aprendizagem, visando à busca do conhecimento teórico para reflexão e/ou minimização do referido problema. Para tanto, centrou-se a atenção na aprendizagem matemática, objeto desse estudo com intuito de utilizar na prática os benefícios oferecidos pela pesquisa científica.

Os métodos a serem aplicados serão os bibliográficos que se dará através de pesquisas sobre o tema, sob a visão de autores renomados no âmbito do ensino aprendizagem da matemática bem como o levantamento de dados das referidas escolas. Pois, crê-se que, só assim tem-se o material necessário para o aprimoramento da problemática em estudo.

AS DIFICULDADES DE APRENDIZADO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E NAS SÉRIES INICIAIS

2 - HISTÓRICISANDO A MATEMÁTICA

A Matemática caracteriza-se como uma forma de compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber como um fruto da construção humana na sua interação constante com um contexto natural, social e cultural. Esta visão opõe-se a aquele presente na maioria da sociedade e na escola que considera a matemática como um corpo de conhecimento imutável e verdadeiro, que deve ser assimilado pelo aluno. A matemática é uma ciência viva, não apenas no cotidiano dos cidadãos, mas também nas universidades e centros de pesquisa, onde se verifica, hoje, uma impressionante produção de novos conhecimentos que, a par de seus valores intrínsecos, de natureza lógica, têm sido instrumento útil na solução de problemas científicas e tecnológicas da maior importância. A matemática faz-se presente na quantificação do REAL-contagem, medição de grandezas e o desenvolvimento das técnicas de calculo com números e com grandezas. No entanto, esse conhecimento vai muito além, criando sistemas abstratos, ideias, que organizam inter-relacionamento e revelam fenômenos do espaço do momento, das formas e dos números associados quase sempre a fenômenos do mundo físico.

Fruto da criação e invenção humana, a matemática não evolui de forma linear e logicamente organizada. Desenvolveu-se com movimentos de idas e vindas, com rupturas de paradigmas. Frequentemente um conhecimento foi amplamente utilizado na ciência ou na tecnologia entes de ser encontrado no surgimento dos números negativos, irracionais e imaginários. Uma instância importante de mudança de paradigma ocorreu quando se superou a visão de uma única geometria real, a geometria euclidiana para aceitação de uma pluralidade de modelos geométricos, logicamente consistentes, que podem modelar a realidade do espaço físico. Segundo Neto (1991, p.25), “A matemática é a mais antiga das ciências. Já caminhou muito, sofreu muitas rupturas e reformas, possuindo um acabamento refinado e formal, justamente por ser fácil.” A matemática desenvolveu-se segundo caminhos diferentes nas diversas culturas. O mundo da matemática hoje aceita originou-se com a civilização grega, no período que vai aproximadamente de 700 A.C. a 300 d. C., abrigando sistemas formais, logicamente estruturados a partir de um conjunto de premissas e empregando regras de raciocínio preestabelecidas. A maturidade desses sistemas formais foi atingida no século XIX, com o surgimento dos conjuntos e o desenvolvimento da lógica matemática (PCN, 1998, p.25).

O advento posterior de uma multiplicidade de sistema matemáticos-teorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com