TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maturidade Emocional

Exames: Maturidade Emocional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

MATURIDADE EMOCIONAL

A maturidade emocional é um processo contínuo que reflete a capacidade de conhecer e administrar suas emoções e compreender o estado emocional dos outros.

Ela requer do indivíduo ser adulto, ver as coisas realmente como elas são, sem medos, fantasias, preconceitos, dependências ou coo-dependências, raivas, frustrações, ciúme etc.

Ser maduro não é fácil, exige a superação de hábitos e crenças muitas vezes firmemente arraigadas, para olhar a vida por prismas diferentes.

Para conquistar a Maturidade Emocional é necessário:

- Ser responsável por si mesmo e não culpar alguém pelos erros cometidos

- Não usar desculpas para os fracassos que venha a obter

- Agir isento de emoções e preconceitos

- Aceitar o inevitável

- Automotivação e Bom humor

- Autoconhecimento

- Auto-estima

- Ser cooperativo

- Compartilhar

- Lidar bem com as críticas

- Ser independente

- Empático e sensível às necessidades dos outros.

As competências emocionais são aprendidas e aperfeiçoadas com os relacionamentos.

A maturidade emocional nos proporciona felicidade, paz interior e sabedoria.

Exercê-la exige uma atitude consciente, apoiada no sincero desejo de transformação. Hoje ser melhor que ontem e amanhã melhor que hoje; ser sempre melhor a cada dia, portanto, a busca da maturidade emocional é interminável, mas o que importa é que dia a dia se possa dar um passo rumo à esse objetivo.

Comecemos agora e continuemos todos os dias, sem nos determos nos obstáculos. Nenhuma grande ascensão se deu sem falhas e quedas e essas devem ser vistas como experiências que nos ajudarão a evitar repetições no futuro.

Amadurecer é processo contínuo

Sempre é tempo para crescer. Mas chega um momento da vida que não dá mais para ter atitudes infantis ou enxergar os fatos somente pela ótica do "nosso mundinho". Amadurecer dói. Amadurecer significa ter de abandonar utopias e encarar a realidade como ela é, muitas vezes mais fria e racional do que gostaríamos. Mas amadurecer tem suas vantagens. Quando aprendemos a simplificar as coisas e ver seu verdadeiro valor, a vida se torna mais prazerosa, mais gostosa de ser vivida. Na reportagem especial de hoje, a repórter Renata Fernandes entrevistou a psicóloga Olga Tessari, de São Paulo, autora do livro "Dirija sua vida sem medo". Ela fala sobre os obstáculos que enfrentamos para amadurecer e o quanto essa guinada na vida pode nos ajudar a ser mais felizes. E para quem acha que já amadureceu o suficiente, vai um recado: a vida é feita de constantes transformações, por isso invista no auto-conhecimento e aprenda algo novo todos os dias.

SEUS RELACIONAMENTOS REFLETEM SUA MATURIDADE EMOCIONAL

Em qualquer relacionamento seu, mesmo o mais trivial deles, sempre estarão refletidos seus valores e suas crenças e você estará expressando sua Inteligência Emocional. Em qualquer decisão que você tomar você está expressando sua integridade. Você simplesmente não consegue deixar de expressar sua maturidade emocional e sua inteligência emocional.

A Maturidade Emocional mostra a habilidade que você tem em conhecer e monitorar suas emoções, acessar e compreender o estado emocional das outras pessoas e a capacidade de influenciar o comportamento e decisões destas pessoas.

Quantos anos você tem emocionalmente?

Você está crescendo ou ficando mais velho?

Compare seu comportamento habitual no gráfico abaixo. Se você se encaixa mais na grade da Imaturidade Emocional, você deve buscar recursos que te ajudem a melhorar e desenvolver sua maturidade emocional. Psicoterapia, Coaching, cursos e workshops de autoconhecimento são ferramentas que podem ajudar você a desenvolver mais suas Competências Emocionais

.

AMOR:

*IMATURIDADE EMOCIONAL: Amor é uma necessidade. Exige atenção mas evita qualquer sinal de fraqueza. Tem dificuldade de mostrar e aceitar amor.

*MATURIDADE EMOCIONAL: Amor é compartilhar. Promove um senso de segurança, onde permite mostrar a vulnerabilidade e compartilhar afeto. Sabe expressar amor e aceitá-lo.

EMOÇÕES:

IMATURIDADE EMOCIONAL: Não lida bem com críticas e frustração, tem ciúmes, é vingativo, humor inconstante. Teme mudanças.

MATURIDADE EMOCIONAL: Suas emoções são fonte de energia. Quando se sente frustrado, busca uma solução.

REALIDADE:

IMATURIDADE EMOCIONAL: Evita problemas no relacionamento que exigem integridade.

MATURIDADE EMOCIONAL: Confronta e analisa os problemas de imediato e escolhe a melhor solução possível.

FEEDBACK:

IMATURIDADE EMOCIONAL: Não aprende pela experiência. Boas ou más, são consequências do azar, sorte ou fatalidade. Muito pouca responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com