TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mentalidade Científica

Artigos Científicos: Mentalidade Científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  1.375 Visualizações

Página 1 de 2

Fale sobre a mentalidade científica:

Na alta Idade Média, quando as cidades começaram a se formar e crescer, artesãos e comerciantes começaram a emergir como força econômica. Porém chegou um ponto no qual a burguesia tinha um amplo poder econômico e nenhum poder político, porque até então o mesmo era detido pela monarquia. A solução que a burguesia encontrou foi financiar filósofos, pensadores, artistas, até físicos e químicos para terem novas ideias de como a sociedade podia ser regida. Com isso surgiu uma nova fase para a sociedade feudal: o iluminismo. O iluminismo gerou uma mentalidade científica, que tinha como:

- Critérios da Ciência:

Demonstrabilidade

Verificabilidade

Intersubjetividade (compreensão)

- Níveis da Ciência:

Descritivo (o que é?)

Explicativo (porque é assim?) – baseado em hipóteses

Prescritivo (para qual uso?)

- Avanços da Ciência: pode ocorrer de duas formas

Por aniquilação: a “nova verdade” joga fora a “velha verdade”. Ex.:Geocentrismo -> Heliocentrismo

Por incorporação: a “velha” teoria é mantida na íntegra e a “nova” teoria incorpora, complementa a antiga. Ex.: Mecânica clássica -> Teoria da Relatividade

Com isso vieram as diferentes epistemologias, que buscam responder: O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético? Dentre as quais podemos citar:

Positivismo: O Positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Assim sendo, desconsideram-se todas as outras formas do conhecimento humano que não possam ser comprovadas cientificamente. Tudo aquilo que não puder ser provado pela ciência é considerado como pertencente ao domínio teológico-metafísico caracterizado por crendices e vãs superstições. Verdade científica definitiva

Neopositivismo: O Positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Assim sendo, desconsideram-se todas as outras formas do conhecimento humano que não possam ser comprovadas cientificamente. Tudo aquilo que não puder ser provado pela ciência é considerado como pertencente ao domínio teológico-metafísico caracterizado por crendices e vãs superstições. Verdade científica é provisória, lidar com incertesas. Ciência como forma de dominação, ciência como religião.

A transição entre estes dois conceitos foi muito importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com