TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mentiras, Mas Verdades.

Artigos Científicos: Mentiras, Mas Verdades.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

Convidamos você a refletir sobre a relação entre o texto da peça publicitária e o artigo de Luciano M. Costa, sustentando seu argumento com pelo menos um exemplo informacional extraído de cada um dos dois textos.

O que o primeiro texto quis dizer é que é muito fácil manipular uma informação, mesmo contando a verdade “É possível contar um monte de mentiras, dizendo só a verdade.”. A relação com o artigo de Luciano MC. é que ele disse a verdade, mas de uma maneira bem pessimista, vendo só o lado dos ricos que viraram classe média, e a não a parte de que quase um milhão de brasileiros deixaram de ser pobres “O título da Folha diz o seguinte: "Crise piorou status de 4,2 milhões de brasileiros", ou seja, um título absolutamente pessimista.”. A lição disso é que não se deve acreditar na primeira palavra que lhe dizem, sem antes conhecer todos os fatos, é muito fácil ser enganado, ainda nos dias de hoje, temos muita gente sem informação no Brasil.

Considerando o trecho do texto teórico Estratégias Argumentativas no Gênero do Discurso Notícia e a notícia, redija um parágrafo dissertativo apontando:

a) qual o sentido da expressão “a notícia é o relato e não o fato”;

b) qual o relato e o fato apontados pela autora do blog Duas Fridas na legenda: Índio americanizado: Morales toma coca-cola durante manifestação.

a) Sob esta expressão, a notícia, que corresponde a uma esfera da atividade humana, não pode ser pura e simplesmente um texto informativo, um reflexo da verdade. A notícia é um gênero que manifesta os posicionamentos de quem a escreve e também da empresa que a transmite, pois a estrutura, as escolhas de palavras estão em harmonia com as intenções de quem escreve que, por sua vez, está inserido em uma esfera social, confirmando com o discurso desta.

b) O relato apontado pela blogueira é do jornal O Globo, seguinte “Índio americanizado: Morales toma coca-cola durante manifestação.” Que contém um certo pré-conceito contra os índios. Índio americanizado não é uma ofensa, portanto, não pode ser usada como tal. O fato vem “O presidente boliviano, um ex-líder dos plantadores de coca e crítico ferrenho do ”imperialismo americano”, bebe Coca-Cola em manifestação” que era a legenda usada para a foto antes da publicação, é evidente a manipulação dos fatos e da opinião alheia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com