TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verdades E Mentiras No Horário Eleitoral, Segundo Jornalistas

Resenha: Verdades E Mentiras No Horário Eleitoral, Segundo Jornalistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Resenha  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  301 Visualizações

Diz o senso comum que, assim como na guerra, em uma campanha eleitoral a primeira vítima é a informação. Em grande medida, creio que é assim mesmo. Na hora que começa a disputa fica mais difícil distinguir a boa da má informação, mesmo porque “verdades” e “mentiras” não são absolutas, vem quase sempre juntas e misturadas.

Assim, é “verdade” que tal programa de governo alcançou tais resultados, mas é “mentira” que isto solucionou o problema. Pode ser “verdade” o diagnóstico feito pela oposição, mas “mentira” que a solução seja simples – e assim por diante.

No horário político da TV, o que vemos é propaganda, como o próprio nome diz. Seu objetivo é ganhar o voto do eleitor. Já este, escolhe como pode. Neste sentido a internet e as redes sociais ajudam o eleitor a qualificar a informação – a navegar melhor no mundo da fantasia política. O eleitor em 2014, ao contrário do que muitos dizem, está exigente e exercendo como pode sua capacidade de escolha – ele quer melhorias nos serviços públicos e mudanças, não necessariamente de nomes mas de modo de fazer as coisas.

Nesse sentido, uma boa iniciativa que encontrei de acompanhamento das eleições foi lançada na semana passada por um grupo de jornalistas da Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo, a Pública.

Os jornalistas como que participam de um jogo de cartas, o Truco!, com os candidatos. Para cada programa de TV (até agora foram 3) são selecionadas algumas frases e feita uma checagem.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com