TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modern Family

Seminário: Modern Family. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Seminário  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

1-A família moderna.

A família é o núcleo fundamental para a vida em sociedade. Para alguns, a família se explica institutos meramente patrimoniais. Outros entendem que a solução familiar já não subsiste e não é satisfatória para abranger toda a gama de possibilidades oferecidas à sociedade contemporânea. Prevalece, toda via o modelo clássico, menção assídua a todos os textos sobre o tema.

A família passou por inúmeras transformações históricas. Assim, quando se fala de família, tem-se de indagar: qual família? Pois em nossa sociedade dita pluralista, há diversos modelos de família. O mergulho da sociedade na era do consumismo fez da congregação básica algo desfigurado. Entretanto em todos os grupos distintos, há características em comum. A afetividade, estabilidade e extensibilidade.

Com a disseminação do divorcio, a inserção da mulher no mercado de trabalho, os adventos tecnológicos e a criação de alguns tabus, a educação tornou-se obrigação da escola, não há tempo para programas em família. Tudo isso contribui para que o modelo familiar moderno entrasse em crise.

O primeiro dever ético perante a família é reafirmá-la como célula insubstituível. É o habitat natural do homem. Nenhuma outra forma alternativa poderá cum

Rir seu papel no equilíbrio necessário ao futuro cidadão.

2- A ética entre marido e mulher

Na convivência por afeição não caberia falar de normas éticas. Mas na permanência de um vinculo formal, já debilitado o laço amoroso impõe certas precauções éticas.

Fatos triviais passam a revestir grande significado na vida e no convívio conjugal. Indicar exemplos de infrações éticas não seria difícil para quem tenha relativa experiência com o universo de separações ou divórcios.

Se os mandamentos éticos no casamento pudessem se resumir em um só, entrariam no conceito de solidariedade.

3-A ética dos pais.

É terrível a missão dos pais nesse inicio de milênio. O numero de pais perplexos, aturdidos, desalentados cresce a cada dia.

A ausência de diálogos entre as gerações impede que os pais conheçam os problemas afetivos dos filhos. A sociedade hedonista, narcisista e egoísta em que o mundo parece estar mergulhado impõe a juventude um ritmo que ela não tem condições de aguentar. Direitos são bem conhecidos, deveres, quase nenhum. No Brasil, 13% ao ano das vidas são perdidas por acidentes, homicídios e overdoses, quase sempre por jovens entre 13 e 25 anos. São realidades que os pais enfrentam atualmente.

O primeiro dever ético dos pais é a verdade. A relação deve ser temperada pela afeição pura. Espera-se que os pais sejam firmes ao proclamarem seus credos, tenham coragem de remar contra a corrente, não declinando o que pretendem fazer, embora com respeito à opção individual dos filhos, quando estes já forem detentores da capacidade para exercê-la.

É vedado aos pais abdicar da tarefa educativa. Educar o filho é dever ético essencial. A vida atual tende a fazer com que os pais outorguem essa obrigação as escolas e olvidem seu dever ético. Não devemos ceder a essas tentações. O caminho para ser pais éticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com