TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Narcisismo

Artigo: Narcisismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Artigo  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  407 Visualizações

Narcisismo

O Narcisismo é compreendido como o estágio em que as pulsões parciais se reinem em uma unidade e encontram o ego como objeto.

As primeiras experiências de satisfação ocorrem em um momento em que as pulsões sexuais se apoiam nas pulsões de auto-conservação, neste caso, o seio materno é o primeiro objeto de amor da criança.

Freud distingue três fases narcisista:

Essa primeira fase narcisista podemos dizer também que é quando a criança diante de um espelho possui um comportamento de identificação do outro, através de um processo de separação

A segunda fase dá-se quando a criança começa a desenvolver-se na linguagem e quando o ideal do seu eu torna a libido narcisista. Podemos exemplificar isso quando as exigências que ele terá que satisfazer e que encontram-se na Sociedade e na Cultura.

Agora, podemos falar da terceira fase narcisista, que ocorre quando a pessoa não consegue satisfazer sua libido plenamente e nem reprimir seus desejos, tratando seu próprio corpo como fonte de prazer. O narcisismo, quando chega neste estágio, significa perversão.

A pessoa projeta sobre seu parceiro características próprias, buscando assim situações que sejam semelhantes com sua forma de ser, para que sejam amados como foram amados por seus pais.

Para Freud, o Narcisismo como perversão sexual é uma fixação de uma fase de transição da infância e é normal, porém transforma-se em doentio quando entra em conflito com as ideias culturais e éticas, tornando-se excessivo e dificultando as relações do individuo com o meio social.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com