TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nota Sobre a Prática de Coaching

Por:   •  19/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

 Geovanna Ramos Konopka

Nota sobre a prática de coaching

Reflexão

  A nota do Conselho Regional de Psicologia é sobre a prática descontrolada do Coaching. É um tema importante de ser discutido, pois, escondido sobre o título de Coach, tem muitas tentativas de enganar as pessoas. O que mais incomoda é quando observamos sujeitos em sofrimento entrarem nesses programas com promessas milagrosas e saírem ainda mais fragilizados e em risco.

  Essa nota cita várias denúncias de pessoas que se "autodenominam" coaches que se sentem a vontade em utilizar recortes teóricos, usando apenas o que convém como um pacote pré-formatado e sem a devida capacidade de compreender situações, sem terem o diploma dos devidos cursos e quando tem, não estão registrados nos seus respectivos conselhos profissionais muitas vezes com intuito de não passarem por fiscalização.

  É sempre importante lembrar que quando o assunto é saúde mental e subjetividade, não existe uma resposta exata. Não existe um programa de 3 passos para a felicidade. Algumas respostas são construídas, não são dadas prontas. E, para algumas perguntas, talvez nem tenham respostas.  As técnicas de coaching podem ser úteis para auxiliar as pessoas em processos de mudanças, transformações e realização de metas e objetivos em diferentes áreas da vida, porém, o coaching não pode fazer acompanhamento psicológico e psicoterapia. Essas práticas não são regulamentadas acabam causando um enorme desserviço a população e a Psicologia, pois são serviços exclusivos dos psicólogos graduados e com registro no Conselho Federal de Psicologia.

  "Não reconhecemos o Coach e Analista Comportamental como profissões haja vista que suas práticas interferem diretamente as práticas profissionais da Psicologia (Art. 13° da lei 4.119/62);" A lei é de 1962, agora novas práticas surgiram como a Neuropsicologia, orientações psicopedagógicas passou a ser psicopedagogia e pedagogos assumem cada vez mais, a terapia comportamental está sendo divulgada como "sem regulamentação", e encontramos até avaliação neuropsicológicas sendo divulgadas por pedagogos. Recentemente vi um anúncio de um curso que dizia o seguinte: "Seja um Psicoterapeuta Trínico em 9 meses, Psicanálise Comportamental Existencial Cristã".  

  Ainda há jeito se o Conselho Federal de Psicologia fizer algo e é urgente. Vamos lançar campanhas nas redes sociais e tentar uma nova lei de atuação. Enquanto psicoterapia não for uma prática exclusiva do psicólogo, vamos ter muito disso em nosso meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (31.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com