TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamentalismo

Por:   •  6/6/2019  •  Seminário  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 7

Comportamentalismo!

Comportamentalismo é uma palavras que se deriva do inglês como
behavior, que é o conjunto de abordagens, nascidas nos séculos XIX e XX, que propõe o comportamento como objeto de estudo da psicologia, porém a Psicologia não possui uma unidade conceitual (e, consequentemente, não possui também uma unidade metodológica), não porque os psicólogos sejam neuróticos, competitivos ou inseguros, mas porque basicamente ainda não chegaram a um consenso sobre qual seja seu objeto de estudo (ou seja, a questão não é uma questão de personalidade, e sim de comportamento).

Dentre as várias propostas de entendimento do que seja a psicologia (seu objeto, seus métodos e seu papel na sociedade contemporânea), encontra-se a que chamamos de behaviorismo radical.

Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) é reconhecido como o principal autor do behaviorismo radical;

Em geral, Skinner apresenta e detalha sua proposta confrontando-a com outras propostas já existentes e aceitas na psicologia. Compreender essa proposta, é um bom começo para o estudo das características atuais do behaviorismo radical.

Behaviorista radical não trabalha propriamente com o comportamento, ele estuda e trabalha com contingências de reforçamento, isto é, com o comportar-se dentro de contextos.

Para o behaviorista radical, “ambiente” é o conjunto de condições ou circunstâncias que afetam o comportar-se, não importando se estas condições estão dentro ou fora da pele (Smith, 1983).

O behaviorista radical é definido como classe exatamente pela natureza da mudança que produzem, por aquilo que caracteriza o seu término, o seu fim, isto é, a porta aberta.

No início do século XX, o behaviorismo se dividiu em algumas áreas que tinham algumas semelhanças, mas tinham aspectos diferentes.

Os behavioristas mais famosos são o John Watson (behaviorismo metodológico) e o Frederick Skinner (behaviorismo radical).

Behaviorismo metodológico: ponto de partida da ciência behaviorista. Watson queria estudar comportamentos e reflexos (pensamentos e emoções não deveriam ser estudados pela psicologia, pois não podem ser observados).

Comportamento reflexo é aquele que não conseguimos segurar (ex.: espirro, bocejos, salivação), foi muito estudado pelo behaviorismo metodológico através de um processo chamado condicionamento reflexo.

A abordagem comportamentalista ou behaviorista entende que o desenvolvimento das habilidades são determinadas por suas relações como meio em que se encontram. Portanto, é uma teoria que estuda o comportamento como fruto de necessidades e impulsos específicos. Vê o homem governado por estímulos externos, e propõe-se a analisar as leis que relacionam os estímulos às suas respostas e às suas consequências.

Em 1913, foi publicado um artigo com o nome “Psicologia: como os behavioristas a veem” da autoria do psicólogo Jonh Watson (reconhecido com pai do Behaviorismo Metodológico), Em 1914, com a obra intitulada Behavior, Watson abordou mais uma vez o conceito de psicologia do comportamento.
Ao enquadrar a psicologia como um ramo das ciências naturais, Watson considera a existência na continuidade entre o animal e o homem. Para os comportamentalistas, embora haja um maior requinte e complexidade no comportamento do homem em relação ao comportamento animal, ambos podem ser explicados pelos mesmos princípios. Desta forma, o objeto de pesquisa do comportamentalismo é o comportamento, humano e animal.

Para nortear as ideias desta abordagem é importante esclarecer o que os teóricos desta abordagem entendem por comportamento:

• Comportamento = resposta do organismo a um estímulo externo (meio ambiente).

• Estímulo = toda alteração do ambiente captada pelos órgãos receptores (dos sentidos).

• Resposta = alterações que ocorrem no organismo em função de estímulos externos.

Exemplificando...

Imaginemos um gato bebendo água. Ao ouvir um latido, o gato sai correndo. Podemos dizer que ao ouvir o estímulo latido, o gato emitiu uma resposta: o ato de correr. Isto é, um determinado estímulo provocou uma determinada resposta.

Essa corrente psicologia não aceita qualquer relação com o transcendental, com a introspecção e aspectos filosóficos, mas pretende estudar comportamentos objetivos que podem ser analisados e estudados.


O que interessa à psicologia, portanto, é a relação entre estímulos e respostas, aspectos que podem ser empiricamente observados. Os comportamentalistas não desconsideram a existência de processos internos relacionados ao comportamento, mas atribuem o seu estudo à área da fisiologia, uma vez que não podem ser observados.


Logo, a preocupação dos comportamentalistas pode ser resumida em:

• Prever a resposta quando se conhece o estímulo 

• Identificar o estímulo quando se conhece a resposta

Cabe aos comportamentalistas descobrir quais são os estímulos que provocam determinado comportamento.


Então, qual seria o papel da aprendizagem para esta abordagem?


Behaviorismo: Implicação Pedagógicas

· O estudante melhora seu desempenho, quando tem motivação para aprender.

· Reforçadores que promove o sucesso do aluno ao aprender.

· Skinner é radicalmente contra castigos em sala de aula.

Planejamento do trabalho pedagógico

· Diagnóstico: identificar o conhecimento prévio que o estudante tem sobre matéria que será aborda.

· Objetivo: Ter objetivo de ensino/ aprendizagem bem definidos.

· Gradualismo: Caminhando do mais simples para o mais complexo.

· Avaliação processual: Sempre avaliado o conhecimento do aluno.

· Adequação dos materiais: Atualizar os materiais de didáticos ou refazer.

· Autoavaliação: Reforçar o aluno a identificar sua própria aprendizagem e seus êxitos.

Autogoverno

Skinner acredita que o estudante deve aprender a gerenciar seu próprio processo de aprendizagem.

Tipos de Reforçadores

· Reforçadores Arbitrários: Atribuições de créditos para estudante através dos professores.

· Reforçadores Naturais: A sucesso experimentado pelo próprio estudante (autoavaliação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com