TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamentalismo Na Pedagogia

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

O conhecimento é algo fascinante. Quanto mais se tem, mais se quer adquirir. Cada indivíduo em si possui suas próprias particularidades na construção de sua aprendizagem, processo qual podemos citar duas grandes teorias, sendo elas: Teoria Comportamental e Teoria Cognitiva.

Na teoria comportamental, também conhecida como behaviorista, defende-se a tese em que o conhecimento dá-se através de estímulos à resposta, ou seja, através de questionamentos capazes de aguçar cadeias de reflexos do indivíduo. O que o motivar á buscar respostas satisfatórias a determinadas questões.

As principais características do comportamentalismo consistem na memorização, repetição é treino de habilidades. O que evidência que no comportamentalismo o aprendizado é firmado por meio de rotina de atividades no sequenciamento de conteúdo , nas instruções programadas e no percurso individualizado. Onde o comportamento externo do indivíduo é o que define melhor o seu grau de aprendizado.

Já na teoria cognitiva é considerado como base a construção do conhecimento, seus princípios,etapas E estágios cognitivos. Nessa teoria leva -se em conta que para que haja aprendizagem se faz necessário dar ênfase ao processo de assimilação,acomodação é equilíbrio. No cognitivismo o indivíduo torna-se responsável por construir seu próprio conhecimento. Sendo ele ativo, levando em consideração é respeitando suas limitações e sua fase evolutiva. Contudo, o ensino deve ser adaptado ao seu processo de desenvolvimento mental e social. Ainda no contexto do cognitivismo podemos ressaltar duas teorias de aprendizagem de grande importância para o desenvolvimento da nossa educação: o construtivismo de Piaget e o socioconstrutivismo deVygotsky.

No construtivismo o indivíduo é tratado como construtor de seu próprio conhecimento, onde é  estimulado aprender através da descoberta,ou seja, atua de modo ativo em busca da compreensão. No construtivismo o conhecimento é algo infinito, o qual deve ser buscado cada vez mais.

A teoria socioconstrutiva baseia-se na interação social, onde se é levado em conta a linguagem do indivíduo com o ambiente cultural. Nessa teoria o conhecimento é constituído através das interações pessoais,que são de grande importância para seu real desenvolvimento.

Contudo,em minha percepção, a teoria que mais se aplica a um curso Ead é a teoria cognitiva. Onde o estudante  é o autor e principal responsável pelo seu processo de desenvolvimento e aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com