TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Corpo Fala

Trabalho Escolar: O Corpo Fala. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 4

Você está de olho em alguém ou completamente apaixonado? Com certeza você já deve ter percebido algumas mudanças que acontecem no seu corpo quando a pessoa de que você gosta está por perto: coração acelerado, um frio na barriga e outras sensações que são principalmente sentidas naquela primeira fase do namoro ou do flerte, enquanto o casal ainda está se conhecendo.

De acordo com a antropóloga Helen Fisher, da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, o corpo humano é como uma máquina em busca de atração, sendo que em apenas um segundo podemos decidir intuitivamente se alguém é fisicamente atraente ou não. No entanto, após uma investigação mais próxima, podemos mudar o nosso pensamento e constatar que encontramos o que estávamos buscando há algum tempo.

Porém, existem sinais físicos de atração que nossos corpos nos enviam, fazendo a nossa atenção ser desviada para certa pessoa, que se torna o nosso objetivo. Quando esses mecanismos fisiológicos nos acertam, é sinal de que uma forte atração ou paixão pode nos arrebatar. Confira abaixo quais são eles.

Coração acelerado

É inevitável: quando aquela pessoa especial aparece, o coração bate mais forte e o ritmo se acelera. A relação do ritmo do coração com a atração é tão potente que alguns estudos revelaram que a frequência cardíaca de uma pessoa pode aumentar mesmo em testes realizados com desconhecidos, mas que são bonitos e atraentes.

Na verdade, não é bem o coração sozinho que é responsável por essa resposta do nosso corpo, e sim o cérebro. Durante o estágio inicial do amor romântico (a terminologia científica para a fase de “lua de mel”), o cérebro libera noradrenalina (ou norepinefrina) sempre que estamos perto de um interesse amoroso para nos levar à ação.

Esse neurotransmissor estimula a nossa tomada de decisão, possivelmente para conversar com a pessoa certa. Enquanto isso, nossos corações viciados em adrenalina bombeiam mais rapidamente o sangue do que o habitual, a fim de nos levar ao nosso objetivo afetivo.

2 – Mãos suadas

Está aí uma característica que pode ser um tanto incômoda para os apaixonados, principalmente se isso acontece no momento em que alguém é apresentado a uma pessoa atraente e precisa cumprimentá-la. Talvez seja melhor evitar o aperto de mão nessas horas.

As palmas das mãos suadas fazem parte de uma resposta fisiológica clássica para a atração e os momentos de nervosismo frente à pessoa amada. As mesmas substâncias que estimulam o nosso ritmo cardíaco também atingem as nossas glândulas sudoríparas.

Conhecidos como monoamina, dopamina, noradrenalina e serotonina, esses estimulantes se combinam para produzir os sentimentos de excitação e as mãos úmidas.

A noradrenalina, principalmente, é a maior culpada por causar a “suadeira”, sendo que as nossas mãos têm milhares de minúsculas glândulas sudoríparas que trabalham intensamente nesses momentos. Você pode conferir mais detalhes sobre esse assunto neste recente artigo do Mega Curioso.

3 – Tom de voz

Vários estudos têm demonstrado que as mulheres preferem homens com vozes mais graves, considerando-os como mais atraentes, másculos e com maiores qualidades de reprodução.

Felizmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com