TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Dissertações: O DESENVOLVIMENTO HUMANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  4.056 Palavras (17 Páginas)  •  1.911 Visualizações

Página 1 de 17

O Desenvolvimento Humano é uma Tarefa Conjunta e Reciproca

A criança desde pequena é interessante, por demostrar em seu comportamento ações que chamam atenção dos adultos. Desde o seu nascimento o bebê se depara com característica do meio físico realizado.

Os pequenos possuem uma linguagem própria, onde essa linguagem é expressa através de suas ações e atitudes, permitindo-se aprimorar seu saber, através de aguçar suas curiosidades.

Essa construção de valores e gêneros e pensamentos vêm com a socialização desta criança. Onde partilhando experiências e constituindo regras e valores, assim ela cria uma necessidade de construir suas ideias. Formando assim o seu conceito de “Mundo”. Diante desta construção o afeto é o fator que regulamenta a exteriorização das ações, dos valores, que são definidos por escolhas ou rejeições.

A estrutura humana desde sua formação expressa constantemente sua capacidade em obter aquilo que necessita, seja filosoficamente, afetivamente e cognitivamente, um exemplo muito claro são os bebês, quando nascem, procurando adaptar-se com seu meio (família).

Diante dessa adaptação a falta de maturidade motora dos bebês gera uma dependência dos pais ou responsáveis, mas com o passar do tempo ele percebe suas próprias necessidades se desenvolver através de seus instintos.

Por isso é fundamental que a mãe ou tutor ou pajem possa influenciar esse nível de conhecimento, que fara com que a criança perceba assim sua capacidade de memorizar, solucionar seus problemas e manifestar seus sentimentos.

No meio social e familiar essa criança precisa gradativamente ser estimulada de acordo com o meio de convívio, grupo social, brincadeiras, estórias, enfim atividades que irão contribuir para sua formação psicológica.

Por isso entende-se a formulação de um campo mais amplo de pesquisa através do empirismo, englobando um contexto, envolvendo ambientes diferentes: social, familiar, não somente voltado a uma figura central (mãe).

Esse processo então vem sendo aprimorado na historia da espécie humana, nesse contexto, o educador tem um papel muito importante, onde o professor estabelece assim uma relação com a criança através dos diversos meios e canais de comunicação. Com isso então esse laço de afeto motiva a criança a buscar o seu desenvolvimento, despertando-a assim para explorar sua capacidade em resolver e definir a realização dos seus desejos e projetos de vida. Através de pesquisas desenvolvidas ao longo do tempo definiu-se que a capacidade, inteligência, está relacionada à socialização, e que podem ser afetadas pelo ambiente em que essa criança esta inserida. Por isso atualmente as creches, escolas e instituições de educação infantil, trabalham com: motricidade, afetividade, inteligência e cognição.

Na adversidade o educador irá criar as condições para desenvolver seu trabalho e lidar de forma construtiva com cada situação, quebram se regras e paradigmas de que o desenvolvimento infantil ficaria deficiente com a ausência da figura materna, nos casos das creches. Atualmente pesquisas desenvolvidas por psicanálise infantil nos mostra a importância das crianças se relacionarem. Com isso formaram suas áreas do conhecimento, elas vão constituindo assim suas ideias, simbologias coletivas. Essa coletividade pode ser traduzida em gestos e sentimentos, as crianças possuem uma mente muito fértil, que precisa ser coordenada, através de atividades como: jogos, problemas lógico-matemáticos, entre outros vários exercícios que estimulem o desenvolvimento de suas iniciativas.

Assim podemos afirmar que o trabalho em grupo desenvolvem seus valores do que é: belo, feio, verdadeiro, falso, independente da figura do mestre. Claro que o professor irá contribuir para a formação do desenvolvimento humano, que é uma tarefa conjunta e reciproca.

[...] A experiência de conhecer crianças pequenas é muito interessante. Elas demonstram agir com inteligência e chamam nossa atenção pelas coisas que fazem, pelas perguntas que nos trazem. Desde seu nascimento, o bebê é confrontado não apenas com as características físicas de seu meio, mas também com o mundo de construções materiais e não matérias elaboradas pelas gerações precedentes, das quais desde o inicio, ele não tem consciência. Essas construções comportam dimensões objetivas (formas de organização social, de atividade ou de trabalho, ferramentas ou obras) e dimensões representativas, codificadas especialmente e de valores contextualizados [...] (ZILMA RAMOS DE OLIVEIRA, p. 135).

O Desenvolvimento Infantil de 0 a 02 anos

O desenvolvimento infantil irá abordar a criança de forma progressiva, ou seja, seu desempenho dentro de uma contextualização: espaço, tempo, causas, formações das simbologias, sua cognição, emoções e socialização.

A teoria do desenvolvimento cognitivo irá enfatizar e explorar o uso dos objetos por parte das crianças, com objetivo de estimular sua formação, quebrando então todas as regras e paradigmas, que a formação do caráter da pessoa está ligada diretamente a um exemplo de figura humana como fonte de inspiração. O que consequentemente estimulara esse indivíduo a ter suas próprias experiências, e constituir então seus pensamentos e críticas.

Sendo assim essa pessoa será inserida dentro do seu próprio conceito de “Mundo”, de maneira ativa. A criança irá moldar o ambiente, compreendendo, manipulando, examinando cada objeto e pessoa que com ela se relaciona. Com o passar do tempo ela explorará e entenderá melhor o seu universo, consequentemente desenvolvera melhor sua assimilação, acomodação, e equilíbrio. Pois todos nós ao nascermos possuímos praticamente as mesmas habilidades, no entanto essa sistemática inativa, precisa de estratégias para serem ativadas, através do desempenho de nossos pensamentos. A principio para a fase dos bebês, esses processos básicos são observados da seguinte maneira: assimilação, acomodação e equilíbrio.

Assimilação: é processo ativo para a mente do bebê, pois não conseguimos absorver tudo aquilo que experimentamos, na verdade vamos modificando as informações ao nosso cérebro à medida que incorporamos em nossa mente, ou seja, à proporção que assimilamos.

Acomodação: irá organizar tudo aquilo que assimilamos, agrupando, ordenado e organizando essas informações recebidas. Quando observamos um objeto e identificamos sua forma, cor e aspecto geométrico memorizáramos aquele determinado utensilio em nosso olhar clinico, conforme tocamos seguraram com as mãos, então assim, está sendo acomodado por nós em nossa mente (período: 1-4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com