TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento Existencialista

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DIRIGIDO 05

1) Por que dizemos que Sartre personifica o movimento existencialista?

        O existencialismo foi a filosofia que mostrou a liberdade última do indivíduo e todos concordam que nas mãos de Sartre o existencialismo se transformou numa revolta contra os valores burgueses europeus arruinados pela Segunda Guerra. A burguesia (essencialmente a classe média) veio a representar tudo o que o existencialismo não era. Impossível ser existencialista e burguês.

2) Em que consiste a afirmação sartreana de que a existência precede a 

essência?

A existência é algo concreto e a essência é algo abstrato. Significa que em primeira instância o mundo existe, encontra a si mesmo, surge no mundo e só posteriormente se define, só posteriormente será alguma coisa e será aquilo que ele fizer de si mesmo. 

3) Sartre é considerado um existencialista ateu. Em que isso interfere em sua 

teoria?

Sartre rejeita a existência de Deus e de uma natureza humana pré-definida. Onde o existencialismo ateu que ele representa, há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser que primeiro existe e depois define sua essência, que seria o homem. Pois na sua visão Deus se mostra como uma essência, não se mostra existente de fato.

4) A filosofia sartreana defende que quando o homem escolhe, sua escolha afeta 

a humanidade inteira. O que isso quer dizer?

Quer dizer que o homem tem capacidade de decidir sobre sua vida, escolhendo e se responsabilizando. Contudo a sua escolha se estende à todos os homens e consequentemente influencia a humanidade inteira.

5) Fale sobre a relação entre liberdade, responsabilidade e escolha em Sartre.

O homem ao nascer é nada e adquire ideias através da experiência. Não tendo um caminho definido o home deve ser inventado todos os dias e é por meio da liberdade que ele escolherá o que será. E não há como fugir de escolher, e se é livre para escolher, por consequência é responsável por tudo o que escolhe e faz. O sucesso ou o fracasso é resultado de suas escolhas.

6) Qual o entendimento sartreano da morte?

A morte é o acontecimento que retira o sentido da vida, mas que não se deve temê-la, sua preocupação excessiva deve ser com a vida, morto desaparece o temor visto que o medo é uma manifestação da consciência.

7) Qual a função da angústia em Sartre?

O homem se sente desamparado ao perceber a incerteza de suas escolhas. Mas essa angústia lhe faz pensar que sua liberdade é a sua condição existencial, e não pode fugir dela. E isso obriga o homem a agir. 

8) Sartre defendia que o existencialismo era uma filosofia que estimulava a ação. Em que consiste essa afirmação?

Pois o existencialismo mostra que o homem existe, mas não nasce com todos os valores prontos, assim não há justificativa ou desculpa que faça com que o homem não se mova e vá construí-las. Construir sua essência.

9) Em que a formação acadêmica de Husserl influencia em sua teoria?

        Husserl tenta combinar matemática com a filosofia empírica que havia estudado em Viena. Seu objetivo central será contribuir no fornecimento de fundações sólidas para a ciência matemática. O tema de seu estudo será a análise dos processos mentais necessários para a formação do conceito de número.  Seu objetivo era constituir uma ciência de rigor que pudesse servir de fundamento às outras ciências.        

10) Quais os três aspectos por meio dos quais podemos compreender o que é a 

fenomenologia?

a) enquanto uma crítica: preocupação com os rumos das ciências. Pretendia ser uma epistemologia.

b) enquanto uma filosofia: uma forma de pensar a realidade.

c) enquanto método: forma de questionar e pesquisar a realidade.

11) Qual a relação entre a fenomenologia e a percepção?

        A fenomenologia trata desse modo múltiplo de perceber as coisas, de viver, de sentir e de apreender as coisas do mundo. A experiência do mundo, seja ela qual for, não se dá apenas no objeto, nem apenas somente no sujeito, mas no entrelaçamento entre sujeito e objeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com