TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Método de Intervenção Sobre o Tema Xenofobia

Por:   •  14/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Método de Intervenção sobre o tema Xenofobia  

É visto que algumas empresas ainda apresentam um aspecto de preconceito sobre os imigrantes principalmente de alguns países específicos, visto que em algumas empresas a situação em relação aos imigrantes não esteja regularizada ou não agem de forma correta de acordo com a legislação sobre as condições e direitos dos imigrantes, temos os seguintes fatores como uma forma de intervenção e solução diante desses problemas.

Primeiramente, as empresas contratantes dos serviços de estrangeiros deveriam se especializar principalmente na recepção dos mesmos para realizar entrevistas, como por exemplo, possuir pelo menos um funcionário que domine da língua estrangeira necessitada. (empresas que contratam pessoas de países específicos).

Dito isto, as empresas poderiam proporcionar melhores estabelecimentos aos empregados, pois o usual é normalmente cerca de seis pessoas em um apartamento com dois quartos, isto é claro, quando a empresa proporciona o alojamento.

E em seguida, a empresa deveria também continuar um acompanhamento com os funcionários estrangeiros mesmo após a contratação e o contrato de experiência, uma atenção principalmente psicológica, visto que os empregados costumam não possuir família nos países em que procuram trabalho. Mas também diante disto, o acompanhamento psicológico é de extrema importância, principalmente na questão da família, pois muitos imigrantes decidem ir para outros países por diversos fatores, como por exemplo desastres ambientais, guerras, fome, melhores condições de vida, e principalmente em busca de trabalho, pois o dinheiro é uma das bases ou salvação desses imigrantes, pois muitos necessitam do dinheiro inclusive para retirar e trazer suas famílias para o pais onde se encontram, ou seja o acompanhamento psicológico se torna uma forma de conforto para a compreensão e entendimento melhor da situação que os mesmos se encontram.

Por fim, as empresas deveriam oferecer os benefícios comuns aos funcionários estrangeiros, pois é fato que muitas empresas aproveitam do fato de os candidatos ao emprego não possuírem informações e noção sobre os benefícios e direitos básicos trabalhistas, aproveitam disto para explorar os funcionários, cobrar horas a mais de trabalho e afins. Uma vez que, muitos migram para outro país sem ter o mínimo de documentação necessária para a identificação e conclusões burocráticas para a permanência dos mesmo no país.

Visto isso, é possível concluir que, as empresas deveriam conceder além de mais oportunidades e atenciosidade aos candidatos, devem proporcionar honestidade contratual e acompanhamento psicológico como um meio de supervisão da saúde mental dos funcionários, afinal, o salário costuma ser o principal interesse e motivo pelo qual as pessoas aceitam/procuram empregos fora de seu país, mas a saúde mental e física deve ser considerada importante quanto o salário, tanto ao ver da empresa, como ao ver do funcionário.

Embora visto que existem imigrantes de todos os países no Brasil, dois grupos específicos estão sofrendo dia após dia com a xenofobia, é o caso dos Haitianos e dos Venezuelanos. Pois, no caso dos Haitianos, com os desastres causados pelos terremotos de grande potência no Haiti, influenciou uma grande camada dessa população para imigrar para outras regiões em busca de melhores condições de vida e inclusive salvação, com isso a população de imigrantes Haitianos cresceu e cresce ainda mais nos dias de hoje. Em contra partida, o número de imigrantes Venezuelanos vindos para tais regiões cresce todos os dias, pois com a crise humanitária na Venezuela que incluiu fatores políticos  como o regime militar imposto nessa região, os venezuelanos em busca de proteção e salvação, e principalmente empregos migram todos os dias. É possível observar que na grande maioria os imigrantes tendem a ter propósitos em comum quando decidem partir para outras regiões, e o fator principal é que suas vidas estão em risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com