TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PARECER PSICOLÓGICO

Por:   •  14/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  12.199 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina

PARECER PSICOLÓGICO

Em Abri de 2015, Flavia Domingos Ribeiro Alves, 31 anos, foi convidada a participar de uma atividade prática referente à disciplina de Avaliação Psicológica com a finalidade de investigar o funcionamento de sua personalidade através de instrumentos projetivos. Os responsáveis pela referida avaliação foram os acadêmicos do quinto semestre de psicologia: JadinaPilon (matrícula 460900), Laura ( matricula ), sob a orientação da Psicóloga e Professora Adriana de Oliveira Limas Cardozo, CRP 12/02285, sendo as atividades desenvolvidas no período de Abril de 2015  a maio de 2015.  As sessões de entrevista, aplicação dos testes e a devolutiva ocorreram no Serviço de Psicologia da UNISUL.

Este parecer psicológico foi elaborado com base em uma entrevista estruturada, G36, bem como na aplicação de dois (2) testes projetivos: o HTP (desenho da casa, árvore, pessoa) e o Teste de Apercepção Temática (TAT).

O objetivo da entrevista foi estabelecer um rapport com a solicitante, bem como coletar informações relevantes sobre o relacionamento pessoal, interpessoal e social.

Para propósitos diagnósticos, o H-T-P fornece informações, que, quando relacionados à entrevista e a outros instrumentos de avaliação, podem revelar conflitos e interesses gerais dos indivíduos, bem como aspectos específicos do ambiente que ele ache problemáticos.

Quanto à finalidade do TAT, trata-se de uma técnica que revela emoções, sentimentos, impulsos, complexos e conflitos da personalidade. A importância, portanto, desse teste é trazer à tona os conteúdos inconscientes que a pessoa não quer aceitar ou não consiga admiti-los pelo fato de não estarem a nível consciente.

Conforme os dados coletados na entrevista, a solicitante apresenta  Ansiedade, devido relatos de várias reprovações no teste psicológico do Detran. No relacionamento interpessoal não se observam conflitos.

Com base na análise dos testes de H.T.P., verificou-se que a solicitante apresenta como características: ansiedade.

Com relação ao teste G36, o percentil obtido foi de 70 que permite classificá-la como médio. Foi cometido um total de 13 erros, sendo 1 do tipo A (item 30), quando o sujeito continua a raciocinar por identidade e não por analogia, 04 erros do tipo B (itens 16, 22, 27 e 29), que são ocasionados pela falta de compreensão do problema, o que leva a pessoa a dar uma resposta qualquer, sem relação com o problema, por sorte e 08 do tipo c (itens 18, 20, 21, 24, 26,35 e 36), que acontece quando o sujeito tem um raciocínio analógico de maneira incompleta, embora tenha percebido a relação entre os dados do problema. Sendo a maior parte do grupo C, podemos concluir que, na maioria das vezes, a examinada possui maior dificuldade com raciocínio analógico, sendo que este incompleto.

Conforme os dados obtidos nas dez pranchas do Teste de Apercepção Temática (T.A.T) aplicadas em Flavia, pode-se perceber características relevantes quanto à sua dinâmica psíquica. Como características gerais, apresenta insegurança e conflito.

Diante de conflitos e dilemas, apresenta características específicas de passividade e insegurança, sendo difícil ultrapassar as barreiras para resolver seus questionamentos. Percebe-se, também, conflito interno, que revela posição ambivalente diante da resolução de conflitos externos. Quanto às emoções, a solicitante apresenta conflitos, abatimento, medo, ansiedade. No que se referem às pressões ambientais, demonstra agressão as social, dominância e agressão verbal. .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com