TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Parecer Psicológico

Por:   •  29/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 2

PARECER PSICOLÓGICO

ANÁLISE:

FULANO DE TAL iniciou o acompanhamento psicológico, encaminhado pelo TAL , com a queixa de dificuldade de aprendizagem, leitura e dificuldade em realizar atividades escolares.

Para o processo investigativo foi utilizado: entrevista com a genitora, exame clínico psicológico, atividades lúdicas e recursos terapêuticos.

Foram observados os resultados em: Percepção visual, preservada, identifica-se com atividades que envolvam a memória visual, como quebra-cabeça, jogo da memória e atividades similares; Percepção e memória auditiva, aparentemente preservada. Percepção de diferenças e semelhanças, preservado, possui boa observação, quando consegue ater-se por minutos às atividades, mas somente as apresentadas de maneira lúdica, nada que envolva registro. Não consegue ler, soletrar e falar palavras com clareza. Tem dificuldade em entender e assimilar orientações verbais. A criança se encontra no nível silábico – Silábico com valor sonoro: “A Criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba; às vezes usa só vogal e outras vezes consoante e vogal.

Segundo o CID10 os transtornos nos quais os padrões normais de aquisição de habilidades escolares são perturbados desde os estágios iniciais do desenvolvimento. Eles não são simplesmente uma conseqüência de uma falta de oportunidade de aprender nem são decorrentes de qualquer forma de traumatismo ou de doença cerebral adquirida. Ao contrário, pensa-se que os transtornos se originam de anormalidades no processo cognitivo, que derivam em grande parte de algum tipo de disfunção biológica. (CID-10, 1993).

F80-F89 Transtornos do desenvolvimento psicológico: Os transtornos classificados em F80-F89 têm em comum: a) início situado obrigatoriamente na primeira ou segunda infância; b) comprometimento ou retardo do desenvolvimento de funções estreitamente ligadas à maturação biológica do sistema nervoso central; e c) evolução contínua sem remissões nem recaídas. Na maioria dos casos, as funções atingidas compreendem a linguagem, as habilidades espaço-visuais e a coordenação motora. Habitualmente o retardo ou a deficiência já estava presente mesmo antes de poder ser posta em evidência com certeza, diminuirá progressivamente com a idade; déficits mais leves podem, contudo, persistir na idade adulta (CID-10, 1993).

CONCLUSÃO

De acordo com os resultados obtidos através da observação e intervenção na psicoterapia o aluno apresenta características de possível diagnóstico CID 10: F81 Transtorno Específico das Habilidades Escolares.

Recomendo que os pais incentivem-na a desempenhar tarefas com prazo de tempo determinado e auxiliem no aprimoramento de sua autoestima, valorizando suas qualidades. Recomendo, ainda, que o mesmo participe de atividades em grupo, como atividades esportivas, artísticas e musicais, por exemplo, o que facilitaria o desenvolvimento de sua autonomia e segurança através da socialização. Indicamos que seja realizada uma nova avaliação psicológica no período de seis meses.

Faz necessárias algumas adaptações para contribuir com sua aprendizagem e desenvolvimento dentro de suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com