TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Fica Afetado na Esquizofrenia?

Por:   •  13/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 4

Esquizofrenia

1) Definição:

        

Trata-se se um distúrbio psíquico de natureza psicótica e devido à perda da capacidade de diferenciação do real e do imaginário, desenvolve uma série de sintomas característicos, tais como: delírios ( perseguição, relação, influência, místicos e religiosos, grandeza, ciúme, ruína ou miséria, niilista ou de negação) , alucinações ( auditivo- verbais, cinestésicas ou cenestésica.), sintomas negativos, discurso e comportamento desorganizado ou catatônico, pensamentos típicos ( desorganizado , fragmentado, distituído de lógica e incompreensível; neologismos ; roubo do pensamento; publicação do pensamento; bloqueio ou suspensão do pensamento; fuga de idéias ou taquifrenia; inibição do pensamento ou bradifrenia; prolixidade; perseveração do pensamento; pensamento obsessivo, ...).

1.1) O que fica afetado na Esquizofrenia?

        São afetadas as funções cognitivas e emocionais responsáveis pela percepção, pensamento inferencial, linguagem, comunicação, monitorameto comportamental, afeto, fluência, produtividade do pensamento e do discurso, capacidade hedônica, volição ( vontade), impulso e atenção.

Importante: O esquizofrênico não tem alteração do nível de consciência ( está lúcido) e não tem alteração de memória. O que pode acontecer é ele ter a perda da unidade de consciência. Ex: quando ele tem dupla orientação e diz que é duas pessoas.

2) Prevalência:

        1 a1 e ½% da população são atualmente acometidos pela Esquizofrenia.

3) Curso evolutivo:

        Segundo o DSM- IV , a idade média de início do primeiro episódio psicótico de Esquizofrenia, situa-se na primeira metade dos 20 anos para os homens e final dos 20 anos para as mulheres ( sendo que na Paranóide, geralmente inicia-se mais tarde, por volta dos 25 a 30 anos).

        A maioria dos indivíduos , antes de desenvolver o “surto” propriamente dito, manifesta uma série de sintomas que são chamados de Prodrômicos ( assim chamadso justamente por aparecerem antes da crise) que são eles: retraimento social, perda do interesse pela escola e trabalho, descuido da higiene e cuidados pessoais, comportamentos bizarros, ataques de raiva, queixas somáticas ( dores difusas espalhadas pelo corpo), ... Estes sintomas porém, também fazem parte de outros distúrbios como depressão, fase depressiva da PMD,... Sendo assim, quando ao invés de ir desenvolvendo lentamente estes sintomas antes do surto, seria mais fácil de identificar e tratar se já iniciasse a doença com um curso agudo , pois evitaria a possibilidade de confundi-la com outras doenças e mais rapidamente iniciaria o tratamento podendo até impedir o surto.

        Durante o desenvolvimento da doença, alguns indivíduos podem ter exarcebações ( aumento( dos sintomas alternados com remissões ( diminuições) . porém, a remissão completa ( isto é, um retorno ao pleno funcionamento do sujeito, de modo a ficar sem nenhuma sequela após a crise) não costuma ocorrer.

Obs: Segundo Kaplan, no “Compêndio de Psiquiatria”, o sujeito pode ficar na fase Prodrômica de 6 meses até 2 anos antes de desenvolver o “surto”.

4) Bom e mal prognóstico:

        Muitos estudos apontam um grupo de fatores responsáveis por melhores chances de o sujeito lidar com a doença e ficar com menos sequelas: bom ajustamento psíquico antes da doença, início agudo, idade mais tardia de aparecimento, outra perturbação de humor associada ( porque assim as chances de seu diagnóstico ser de um transtorno de humor  e não de esquizofrenia são maiores), breve duração de sintomas da fase ativa, bom funcionamento entre os episódios, mínimos sintomas sintomas residuais, ausência de anormalidades na estrutura cerebral, funcionamento neurológico normal, hitória familiar de transtorno do humor, ao invés de esquizofrenia, ...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com