TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são As Principais Características Do Mazifoscismo. Apresente Dois Países Que Foram Afetados Por Esse Mov

Casos: Quais são As Principais Características Do Mazifoscismo. Apresente Dois Países Que Foram Afetados Por Esse Mov. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  779 Visualizações

Página 1 de 2

Durante a crise capitalista da década de 1930 o fascismo não ficou restrito à Itália e à Alemanha, instalando-se sob formas diversificadas em países de outros continentes. Na Europa assumiu o poder em Portugal, Espanha, Áustria, Bulgária, Polônia e Hungria, entre outros. Na Ásia, o militarismo japonês foi considerado por alguns historiadores como uma variante do fascismo.

Em todas essas regiões as características principais do nazifascismo foram as mesmas e Totalitarismo Os interesses do indivíduo estão totalmente subordinados aos do Estado. “Nada deve haver acima do Estado, nada tora do Estado, nada contra o Estado” (Mussolini).

Nacionalismo A nação representa a forma suprema de desenvolvimento e organização das sociedades. Os interesses entre nações encontram-se em conflito permanente. ‘Tudo, absolutamente tudo, deve contribuir para reforçar as bases raciais que asseguram o desenvolvimento da nação” (Hitler).

Militarismo A expansão é uma necessidade inerente à vida das nações e seu instrumento é a guerra, que fortalece os indivíduos e regenera o povo. ‘Mesmo neste momento, tenho a sublime esperança de que um dia chegará a hora em que essas tropas desordenadas se transformarão em batalhões, os batalhões em regimentos e os regimentos em divisões,,,” (Hitler).

Corporativismo Os sindicatos baseiam-se em corporações, no interior das quais patrões, empregados e representantes do Estado encarregam-se de planejar a produção e decidir sobre os conflitos entre capital e trabalho. “Ao contrário das velhas organizações que vivem fora do. Estado, os nossos sindicatos fazem parte do Estado” (Mussolini). O corporativismo foi típico da Itália, assumindo outras características na Alemanha.

Expansionismo Para os alemães, a agressão aos outros paises era justificada pela teoria do “espaço vital”, necessário ao desenvolvimento do povo alemão, e orientada em direção à União Soviética. “O movimento nacional-socialista terá de encontrar coragem para, desprezando tradições e preconceitos, congregar o povo e as suas forças para a marcha pela estrada que nos libertará de nosso estreito habitat atual… No entanto, se hoje falamos, na Europa, em novas terras, pensamos, antes de tudo, na Rússia e nos Estados adjacentes a ela subordinados (Hitler). Para os italianos, o expansionismo era justificado como forma de restabelecer o poderio do Império Romano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com