TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que são, Para o Institucionalíssimo, as Sociedades?

Por:   •  26/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

PERGUNTAS REFERENTES AO CAPÍTULO II

1) O que são, para o Institucionalismo, as Sociedades?

Sociedade é a forma organizada de associação humana, sendo uma rede tecida, formada por instituições. Esse tecido é formado por instituições que se interpenetram e se articulam entre si para regular a produção e a reprodução da vida humana sobre a terra e a relação entre os homens, basicamente são entidades abstratas (se materializando através das organizações) mesmo que tenham registros escritos ou tradicionalistas.

1. Qua is seriam exemplos de instituições? Que sào as organ izaçOes, os esta beleci mentos,equi pa mentos,agentes e práticas,

R: A gramática e uma instituição. (e uma instituiçâo que ira explicitar as normas que devem ser reproduzir mensagem, considerada gramaticais ou agramaticais ou presaito ou os pre_scritos)neste caso não são estipulados recompensa ou prêmios, mas a não utilização da mesma leva a incomunicabilidade.

Regulamentação do parentesco: (são as que definem os lugares e papeis familiares; pai , mãe, filho, filha, genro etc.) ela que prescrevem quais membros dessa qualificação podem se casar e vínculos entre si.

Divisão do trabalho humano; (faz a especificação de cada tipo de tarefa humana [trabalho humano]) por outro lado, essa divisão vem acompanhada de urna hierarquia que institui diferenças de poder, prestígio e lucro — não necessariamente justificados pela importância produtiva daqueles que detêm esses lugares (divisão social).)

Por exemplo: trabalho manual e intelectual, do campo e da cidade, assalariados e autônomos, feminino e masculino etc.

Instituições da educaçâo, (aquelas leis, normas e pautas que prescrevem corno se deve socializar, instruir um aspirante a membro de nossa comunidade para que ele possa integrar-se à mesma com suas características efetivas)

Instituiçâo da religião, (Ela reg-ula as relações do homem com a

divindade, divindade sobrenatural para uns ou imanente à vida terrena para outros, mas com respeito à qual edste toda uma série de comportamentos indicados e toda urna série de comportamentos contraindicados.)

2) O que implica dizer que as instituições são lógicas e que podem estar formalizadas em leis ou normas ou que se manifestam em pautas?

Dizer que as instituições são lógicas significa falar que são corpos discriminativos, são a forma da regulação das atividades humanas (por exemplo, a gramática, conjunto de normas que determinam a significação linguística de elementos fônicos e outras unidades de significação). Essas lógicas são o que determinam o que deve ser (prescrito) e o que não deve (poscrito) o que é indiferente.

As instituições são instâncias de saber que permitem a todo tempo recompor as relações sociais, organizar espaços e recortar limites. A despeito de sua forma virtual, imaginária e simbólica, não estão desvinculadas da prática social. Cada sociedade, segundo o modelo infraestrutural a que obedece, cria um tipo de instituição, que será mantida e sustentada em todos os níveis, do Estado à família, Igreja, escola, relações de trabalho, sistema jurídico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com