TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é ser criança

Por:   •  10/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE GUANAMBI

PSICOLOGIA

8º semestre, Noturno

Disciplina: Psicodiagnóstico Infantil

Docente: Anna Luísa Castro

Discente: Edth de Paula Matos.

O QUE É SER CRIANÇA

O conceito de criança em Piaget implica em afirmar que as estruturas tanto cognitivas quanto afetivas da criança são qualitativamente diferentes do adulto. O autor ainda vem dizer que, a criança não deve ser considerada um pequeno adulto e o termo criança só engloba o período da infância até a adolescência. Estudar a criança na teoria piagetiana é estudar as características ligadas à cognição, temporalidade e afetividade.

De acordo com Jean Piaget, o desenvolvimento humano se dá por meio de uma relação evolutiva entre o sujeito e o seu meio, ou seja a criança constrói suas ideias de acordo vai se relacionando com as experiências externas. Para o autor, o conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto, ou seja nosso conhecimento se desenvolve a partir da interação homem-meio, sujeito-objeto.

Para Piaget, a interação mostra-se como fator principal no despertar do desenvolvimento intelectual. A ideia construtivista, criada por ele, baseia-se no ponto de vista que o conhecimento se estabelece por meio da apropriação contínua do objeto pelo sujeito. É através das associações e assimilações proporcionadas pela interação com os objetos, o meio e tudo que este abrange, que o indivíduo passa a ser constituído. O que nos leva a perceber que, de acordo as ideias de Piaget, a criança constrói seu conhecimento através da ação, das vivências. Observa-se no entanto que, além de permitir o desenvolvimento afetivo e social, as interações realizadas pelas crianças são também primordiais para o seu desenvolvimento cognitivo.

Entre os estudiosos que se interessaram por compreender o psiquismo humano em especial o desenvolvimento infantil está Henry Wallon, com destaque a psicologia da criança, pois através dela seria possível ter acesso a origem dos processos psíquicos. Esse estudo da criança não é só um instrumento de compreensão do psiquismo humano, como também é uma forma de contribuição para a educação. (GALVÃO, 1995).

Wallon acredita que o desenvolvimento humano é constituído por etapas e que a idade estabelece um tipo particular de interações entre o sujeito e seu ambiente. O desenvolvimento depende muito do contexto em que o indivíduo está inserido. Sendo assim, aspectos físicos do espaço, as pessoas próximas, a linguagem e os conhecimentos próprios a cada cultura determina o contexto de seu desenvolvimento. De acordo a criança vai crescendo também vai interagindo de forma mais consistente com o ambiente, retirando dele recursos para seu desenvolvimento (GALVÃO, 1995).

Os autores supracitados destacam em seus estudos a importância da interação com o meio externo para que aja o desenvolvimento, salientando que para que a criança se desenvolva é necessário estabelecer relações com os objetos, com o meio, com o diferente. Contudo, para Piaget a socialização e o desenvolvimento da criança ocorre de acordo com as exigências e pressões do meio em que é inserida, através de esquemas e formulações cognitivas que a mesma vai produzindo e modificando. Diferente de Wallon, que propunha que a socialização da criança ocorre desde os primeiros momentos de sua vida e que modificava através do seu contato com o meio Assim sendo, para Piaget o desenvolvimento infantil ocorria de dentro para fora, e para Wallon de fora para dentro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (44.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com