TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Experimental - Extinção

Por:   •  27/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Maria Lucia Pizani Ribeiro    

                                       2.  RELATO EXPERIMENTAL

No procedimento de observação do nível extinção, ocorrido no dia 22 de agosto de 2019 com início às 08:10h e término às 22:40h, foi feita a observação dos comportamentos do sujeito experimental (rato virtual Sniffy) e feito registro dos mesmos. Os comportamentos a serem registrados e observados eram os de pressionar a barra, tocar a barra, farejar, levantar-se limpar-se. Foram observados 30 intervalos de 5 minutos cada. Os equipamentos utilizados foram: um computador (utilizando um programa virtual), 3 folhas para anotações, um lápis e fones de ouvido.  No laboratório cada um dos dezessete alunos usaram um computador, depois das orientações da professora Mariana, deu início o experimento. O procedimento foi feito para extinção do condicionamento (medo) produzido no sujeito experimental apresentando um estímulo condicionado (CS), sem o estímulo incondicionado (US) ao qual foi emparelhado, extinguindo gradualmente seu efeito eliciador. Foi acompanhado e registrado o número de vezes de cada comportamento como segue gráficos.

[pic 1]

Em observação do sujeito experimental, pressionou a barra 51 vezes, tocou a barra 29 vezes, farejou 1032 vezes, levantou-se 535 vezes, limpou-se 787 vezes

.

[pic 2]

.

                           

                         

                                   3.  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Pavlov (1849-1936), uma resposta reflexa condicionada pode deixar de ocorrer se o estímulo condicionado for apresentado  repetidas vezes sem a presença do estímulo incondicionado. Quando um estímulo condicionado (CS) é apresentado várias vezes sem o estímulo incondicionado (US) ao qual foi emparelhado, seu efeito eliciador se extingue gradualmente. O CS começa a perder a função de eliciar a resposta condicionada até não mais eliciá-la. Denominamos tal procedimento e o processo dele decorrente de extinção respondente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (65.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com