TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Experimental

Por:   •  5/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.171 Palavras (13 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

O presente relatório descreve fidedignamente as aulas práticas da disciplina de psicologia experimental realizadas no laboratório de informática da instituição Uninassau-FAP em vinte e dois e vinte nove de maio de dois mil e dezoito. Foi utilizado um programa de computador Sniffy um rato virtual acompanhado de um manual e fixas de anotações, participaram da construção desde referido as alunas Gisele Celestina, Elisbetania Oliveira e Marcilene Oliveira sob a supervisão da professora Cristina Matos. Tivemos como objetivo o estudo dos principais conceitos da psicologia experimental, o comportamento do rato na caixa é estudado pois nos fornece informações semelhante ao comportamento humano podendo ser condicionado treinado e modelado de acordo com a teoria de Skinner (1969).


FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

2.1        Bases epistemológicas do Behaviorismo Radical

Behaviorismo também chamado de psicologia comportamental tem como principal objetivo de estudo o comportamento Wilhelm Wundt foi responsável pela montagem do primeiro laboratório de psicologia em Leipzig, Alemanha, em 1979 tornou-se o fundador da psicologia experimental. Wundt acreditava que a mente era formada de dois tipos de elementos sensação é sentimento que teriam certas qualidades e poderiam ser ligadas como compostos. Acompanhado por um de seus discípulos Edward Titchener Wundt desenvolveu uma escola psicológica conhecida como Estruturalismo utilizava métodos da introspecção que analisa a própria experiência ou consciência do sujeito.

     O Behaviorismo Metodológico postulado por John Watson, em 1930 Watson considerado o pai do Behaviorismo estudou numa escola de psicologia conhecida como Funcionalismo com uma abordagem mentalista desenvolvida a parte de W. James que considerava a psicologia mais como um estudo das funções mentais, foram fortemente influenciadas pela teoria evolutiva de Darwin, que enfatizava a ideia de sobrevivência, acreditava que a mente operava para auxiliar o organismo a lutar pela sobrevivência. No ano seguinte 1931 Watson pública um artigo na qual excluía da psicologia a mente e outros fenômenos que não podiam ser observados palpáveis. Watson impressionou se com o fisiologista Russo Ivan P. Pavlov que havia descoberto um novo método de estudar o reflexo condicionado foi responsável pelo condicionamento clássico. ( r.w lundin pag39.)  A perspectiva do Behaviorismo Metodológico ramo das ciências naturais tem como principal objetividade a experimentação e como finalidade prever e controlar o comportamento. Baseada no realismo desligar o mundo subjetivo do mundo objetivo qualquer observado pode medir objetivamente o comportamento publicamente observável que ocorre no mundo real acessível apenas diretamente, através dos sentidos, descreve o comportamento em termos tão mecânicos, o mais próximo possível da fisiologia. (William m. baun pag.46)

  O Behaviorismo Radical postulado por Skinner é a filosofia que fundamenta a análise do comportamento baseada no pragmatismo busca termos descrições que sejam úteis para a compreensão do comportamento, em 1953 Skinner público o livro "Ciência do comportamento" marcando o início do Behaviorismo Radical. Skinner era um ante mentalista rejeitava como causa do comportamento entidades mentais como cognição, id, ego superego e inconsciente coletivo não negava a existência de dos processos mentais, mais negava que eles eram as causas do comportamento. Utilizava para a explicação do comportamento o condicionamento operante e a seleção por consequência, condicionamento operante é um método de aprendizagem que ocorre através do reforço e a punição para o comportamento.

 Existem três níveis de seleção do comportamento: filogenético aspecto biológicos da espécie e da hereditariedade, ontogenético toda história de vida dos indivíduos e cultural que são os aspectos culturais e influencias.

2.0 Princípios básicos da Análise do Comportamento

Analise de comportamento é uma filosofia com base no behaviorismo, cujo objeto de estudo é a observação do comportamento, e a reação do organismo, diante da relação entre estimulo e resposta.

A análise do comportamento é uma ciência natural criada pelo psicólogo americano B.F. Skinner, a psicologia do comportamento tem como foco principal a análise do comportamento, o comportamento ocorre diante de uma interação entre o indivíduo e o ambiente, ou seja, sua ação ocorre diante de um contexto, em que diante de estímulos, o organismo emiti determinadas respostas. O comportamento e suas variáveis pode ser observado, estudado, em qualquer organismo, existe uma relação entre organismo e ambiente, é possível observar que através da mudança no organismo é possível prever a mudança no comportamento. (BERNARDES, 2009, p. 158).

Portanto sendo o comportamento uma ciência natural, o organismo responde a determinados eventos ambientais. Que pode ser o fato de contrair o musculo, sudorese, entre outras, que pode ocorrer de forma voluntaria e involuntária. Esse comportamento pode moldado por meio sucessivas eliciações através do condicionamento respondente, ou pode ser um comportamento operante em que o sujeito é ativo e irá agir no meio, sendo que o comportamento pode ser reforçado mediante mudança no ambiente.

Diante disso como produto da seleção natural, Skinner (1987, p. 52, apud ANDERY, MICHELETTO, SÉRIO, 2009, p.36), defendeu que:  “O comportamento do organismo é determinado por três níveis de seleção que é Filogenético, ontogenético e cultural”:

O nível de comportamento Filogenético: diz respeito a evolução da espécie, ou seja, são as características típicas de cada espécie, onde a modificação ocorre nas características biológicas, diante da relação do organismo com o ambiente, e que pode ser transmitido as demais gerações, o comportamento do indivíduo pode variar e o organismo pode reagir ou ser sensível ou não a diferentes estímulos. Nesse nível também é possível perceber a adaptação do organismo a novos eventos, pois eles estão preparados para viver em ambientes que mudam constantemente, nesse caso entra em ação o comportamento operante. (ANDERY, MICHELETTO, SÉRIO, 2009, p. 36-40)

O nível Ontogenético: corresponde as respostas individuais diante dos estímulos e mudanças no ambiente, onde se percebe a singularidade deste, em que seu histórico comportamental de difere dos demais, que é capaz de enfrentar a novas mudanças e também opera no ambiente em que está inserido. Nesse nível atua o comportamento operante diante de reforço que aumente a probabilidade de o comportamento voltar a se repetir. (ANDERY, MICHELETTO, SÉRIO, 2009, p. 36- 40)

E o nível Cultural, que segundo Catania (1999, p.57), “ São padrões de comportamento que foram passados de um indivíduo para o outro. E esses comportamentos são aprendidos mediante interação com o ambiente, mudam durante tanto na ontogenia quanto na filogenia”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com