TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Suicídio

Por:   •  29/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO SUPERIOR EM PSICOLOGIA

O que é o Suicídio.

 A organização Mundial de saúde avalia o suicídio como um problema de saúde pública, entre as dez causas mais frequentes de morte, além de ser a segunda ou terceira causa de morte entre 15 e 34 anos de idade. Estudos mostram que para cada suicídio existem dez tentativas suficientes serias que exigem atenção médica e para cada tentativa de suicídio registrada, existem quatro não conhecidas. Historicamente o suicídio tem sido relatado desde os primórdios da humanidade, dependendo da sociedade em que estava inserido.

Na Grécia antiga por exemplo, um indivíduo não podia se matar sem prévio consenso da humanidade, por ser um atentando contra a estrutura comunitária em Roma como em Atenas, o suicídio era legitimado apenas para os níveis sociais mais elevado, na idade média o suicídio foi condenado pela igreja e pelo estado que igualava os suicidas a ladrões e assassinos.

Atualmente esse fenômeno assumiu caráter patológico, usado como método para atentados terrorista, o código penal brasileiro condena a indução ou auxilio ao ato suicida. A eutanásia, vista como suicídio assistido é uma questão em discussão. Na cultura ocidental, o suicídio é pouco divulgado, constituindo – se em uma espécie de tabu.

 Emile Durkheim foi um dos primeiros estudiosos a tentar conhecer sobre o suicídio, ele analisou os suicídios ocorridos na França, e define o suicídio com base na intenção do indivíduo em comete – ló, para Durkheim o suicídio não é apenas um ato individual que depende exclusivamente do indivíduo, tem natureza própria é e social, em um ambiente favorável ao seu desenvolvimento. A sociedade exerce um papel fundamental na construção do indivíduo, fatores sociais como a família, escola, os grupos que participa e a sociedade, influenciam no ato suicida, tanto para que esse ato ocorra ou quanto para evita- lo.

Entre os diferentes tipos de suicídios está o suicídio egoísta, ocorre quando o nível de integração social é baixo, levado pelo isolamento, depressão.

 O suicídio altruísta quando o indivíduo sente- se no dever de faze- ló para se livrar de uma vida insuportável.

O suicida anomico que é relacionado a situação de crise econômica, certos indivíduos ficam em uma situação inferior à que ocupavam anteriormente, há uma perda brusca de riqueza e poder, fazendo com que os índices de suicídio nesse fator aumentem.

Para Durkheim o trabalho de pessoas com alta escolaridade pode ser mais estressante, sendo submetido ao maior estresse mental o indivíduo tem maior probabilidade de cometer suicídio.

Suicídio e o Abuso Sexual.

 Há diversos tipos de violência sexual descritos: física, psicologia negligência e sexual. A violência sexual é o envolvimento de crianças e adolescentes dependentes imaturos, em atividades que eles não compreendem totalmente, são incapazes de dar um consentimento informado e que violam os tabus sociais dos papeis familiares, são obrigados a desejos sexuais de pessoas que cometem o abuso.

A ocorrência da violência sexual pode originar diversas consequências, tantas físicas como psicológica, lesões nas áreas genitais, anais, gestação, doenças sexualmente transmissíveis, disfunções sexuais depressão e tentativas de suicídios.

Crianças e adolescentes que se desenvolvem em um meio violento geralmente há tensão é constante, fator esse que pode gerar retraimento e depressão que afeta a vida escolar, social e familiar, considerando que a possibilidade de ocorrer o suicídio, como uma consequência psicológica devido ao abuso sexual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com